Siga:

5/8/202308:08:05

Para onde vai a doação da CEAGESP: Instituição Assistencial Nosso Lar


13/07/2016 é quando começa a história da Instituição Assistencial Nosso Lar com o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), sendo a data de entrega do ofício. Entre 11/12/2019 e 21/07/2023, foram 30 entregas de alimentos, totalizando 7.709 kg.

Porém, esta entidade tem uma história que está para completar sete décadas, pois sua fundação oficial foi em 10/11/1953. “Trabalhamos com idosos em vulnerabilidade social”, conta Eduardo Romeo Patrício, presidente da entidade e nela trabalhando há mais de 30 anos.

Antes disso, já existia em 1950 o Abrigo dos Desamparados, que se localizava no número 292 da rua dos Coqueiros, no bairro Campestre, em Santo André (SP). Demorou apenas nove anos para surgir a primeira nova sede da entidade, que passou a ser na avenida Bom Pastor, entre os números 1.112 e 1.126, tendo sido inaugurada em 23/09/1962 e permitindo abrigar um número maior de idosos, tendo chegado a 120.

Outra mudança de sede ocorreria em janeiro de 1979, devido à construção da avenida marginal do Ribeirão dos Meninos, no limite com São Bernardo do Campo. O atual endereço da Nosso Lar surgiu após uma permuta de imóveis com a prefeitura andreense.

Ao longo dos anos, essas instalações foram sendo aprimoradas para o melhor atendimento dos idosos. “Foi feita uma adaptação no prédio. Temos alguns quartos coletivos, uns com quatro e outros com dois idosos, separados pelo sexo. Temos duas áreas de convivência”, conta Eduardo. Ao contrário de outras casas de repouso, ela não pode receber acamados ou portadores de problemas psiquiátricos, tendo como cunho moradia de idosos. “Eles não estão internados efetivamente, mas morando”, acrescenta, lembrando já ter havido caso de idosos que se mudaram de lá porque os parentes acabaram indo para outra cidade e conseguiram proporcionar moradia no novo endereço.

Para entrar na Nosso Lar, o idoso tem um período de experiência para ver se consegue se adaptar à rotina. Muitos desses idosos vêm encaminhados pela prefeitura ou pelos tribunais. “Muitos chegam aqui por imposição judicial, como maus-tratos da família”, conta Eduardo.

O lado triste envolvendo os idosos carentes é algo que aparece muito na lida diária. “Vemos famílias se aproveitando financeiramente deles, por exemplo”, lamenta Eduardo.

Por isso, o foco é o de proporcionar uma existência digna para essa fase da vida. “A gente vê o lado positivo, que é tê-los felizes, bem tratados. Queremos humanizar o atendimento ao idoso”, conta o presidente da Nosso Lar. “A gente está conseguindo dar uma qualidade de vida bem adequada aos nossos internos”.

Para isso, são realizadas atividades diversas. “Toda sexta há uma festa para os aniversariantes do mês, com direito a karaokê, que eles gostam bastante”, exemplifica Eduardo, lembrando de outras atividades para manter ocupados esses senhores e senhoras. “A cada 15 dias tem um bingo que fazemos aqui”.

A entidade também recebe diversas visitas, que proporcionam uma interação dos atendidos com o mundo lá fora. “Às vezes vem gente aqui com cachorro para visitar, além de escolas e igrejas. Também programamos saídas com eles, como no fim do ano, em que alguns irão a Aparecida”, conta Eduardo.

O número de atendidos hoje em dia é menor do que em outros tempos. “Tínhamos um anexo em comodato, mas o responsável faleceu e os herdeiros não quiseram renovar. Precisamos reduzir o número de abrigados, tanto pelo espaço quanto por questões legais. Hoje em dia temos a condição de atender até 85 idosos”. No momento em que esta matéria foi ao ar, o Nosso Lar tem 78 idosos.

Ao longo dessas décadas, muitos foram os reconhecimentos, como o Prêmio Bem Eficiente, recebido em 2001 da Kanitz & Associados. Outros reconhecimentos foram o de Utilidade Pública Municipal e Estadual, além da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), este de nível federal.

No ano passado, o prédio foi reformado, recebendo recapacitação em diversas áreas, obra de um dos parceiros da obra. Há um bazar cujas vendas são 100% revertidas para a obra.

Os alimentos doados pelo BCA são de especial ajuda para conseguir manter o atendimento no nível em que se encontra. “Muito nos agracia, pois quando não precisamos gastar em alimentos conseguimos destinar recursos em outros aspectos. Eles fazem de cinco a seis refeições diárias”, lembra Eduardo. Os idosos contam com serviço de nutricionista, que os ajuda a ter alimentação balanceada e conforme suas necessidades específicas. Além dos atendidos, mais gente vai à mesa todos os dias. “A variedade é grande, graças a Deus. Os funcionários e diretores também almoçam aqui”, revela o presidente da entidade.

Quem desejar ajudar conta com a página de internet e os seguintes contatos:

 

Instituição Assistencial Nosso Lar
Rua Francisco Ferreira 49, Jardim Guilhermina, Santo André (SP)
CEP 09175-640
E-mail: contato@nossolaridosos.org.br
Tel.: (11) 4453-7766




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: