Siga:

4/9/202309:01:14

Para onde vai a doação da CEAGESP: Serviço Assistencial Camille Flammarion


A história do Serviço Assistencial Camille Flammarion com a CEAGESP é anterior à existência do Banco CEAGESP de Alimentos e envolvia conversar com os comerciantes que operam no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). “Antigamente a gente passava nos boxes e fazia o pedido de o que eles podiam doar, para complementar a comida das crianças. Foram mais de 20 anos assim”, conta Eliana de Souza, vice-presidente da entidade e há 30 anos na entidade.

O cadastro no Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) acabou sendo uma continuação lógica daquilo que já era feito informalmente, com o ofício solicitando doações datando de 26/02/2015. A tradução disso foram 24 entregas realizadas entre 04/12/2019 e 18/08/2023 e totalizando 6.199 kg.

Como o nome indica, é uma caridade de origem espírita, tendo sido fundada em 04/08/1980 e originalmente conhecido como Departamento de Assistência Social da Sociedade de Estudos Espíritas Camille Flammarion. O atendimento inicial foi a dez crianças. Por exigência legal, em 1983 o trabalho assistencial foi desmembrado da Sociedade, ainda que ambos os braços continuassem funcionando no mesmo endereço, quando já eram 18 crianças de 2 a 5 anos em regime de creche mantido integralmente pela entidade e outras 60 entre 7 e 14 anos, no Centro da Juventude, que era mantido mediante convênio com a prefeitura paulistana.

O serviço foi crescendo, tendo chegado a atender 120 crianças, número que teve de ser reduzido devido à falta de espaço para os atendimentos. Foi quando surgiu a necessidade de uma sede nova, inaugurada em 24/04/2023. A ampliação do espaço foi inaugurada em 14/09/2002, permitindo voltar a atender o número de crianças que fora atingido nas instalações anteriores.

A partir desse momento, chegou a ter uma creche, que foi conhecida como CEI Neide Clarassot e atendia 60 crianças. Outras 60 crianças foram atendidas no que chamavam de Espaço Gente Jovem. Em 2013, a creche precisou ser descontinuada devido às exigências da prefeitura por alterações que seriam complicadas de ser mantidas.

Com isso, houve uma mudança de foco e o número de atendidos foi mantido em 120, mas agora crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos em vulnerabilidade social, sendo realizado convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pirituba. Com isso, foram sendo desenvolvidas atividades de cunho socioeducativo, esportivo e recreativo. “Eles fazem aula de instrumentos musicais, dança e temos também oficinas de reciclagem. A gente procura dar o melhor para os que frequentam lá”, conta Eliana.

Na luta diária para alimentar bem os atendidos, o BCA desempenha papel importante. “Para nós é uma ajuda indispensável. A gente fica aguardando quando liga”, conta Eliana. “Como a gente trabalha com criança, temos de todo dia fazer um cardápio diferente. A fruta é o produto mais importante para nós”, completa.

Ao longo desses anos, Eliana relata ter um bom retorno ao ver as vidas que passaram pelas dependências do Camille Flammarion. “Vi muitos crescendo e se tornando pessoas do bem. Isso não há dinheiro que pague, pois é o futuro de nosso país”, conta. Quem quiser ajudar conta com a página de internet e os seguintes contatos:

 

Serviço Assistencial Camille Flammarion
Rua Adalberto Kurt, 915, Pirituba, São Paulo (SP)
CEP 05138-040
E-mail: sacf@camilleflammarion.org.br
Tel.: (11) 3903-2846/3902-3815




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: