Siga:

8/7/202307:08:02

Para onde vai a doação da CEAGESP: Tra Noi


O marco da parceria da Tra Noi com o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) é o ofício datado de 09/07/2022 em que foi solicitada a inclusão da entidade na lista daquelas que recebem regularmente doações. “Em média são 300 kg por mês e estamos contentes de conhecer o trabalho da equipe”, conta o gerente do entreposto de Presidente Prudente (CEPRE), Cledson Mendes. Recentemente, a equipe da unidade visitou a obra.

A história da Tra Noi prudentina em breve completa 20 anos, pois sua fundação foi em 23/07/2023. Sua obra mais conhecida, a Casa Tra Noi, iniciativa tem por data de fundação um dia de Nossa Senhora Aparecida: 12/10/2009.

As conversas para a chegada, porém, já têm quase 30 anos, datando de 1994 e vindo pelas mãos do Instituto Secular Maria de Nazaré. O movimento católico em si, cujo nome significa “entre nós” em italiano, data de 1958, por iniciativa de Dom Sebastiano Plutino, padre homenageado no nome da casa de acolhimento.

O destaque da construção está na capacidade de acolher pacientes e seus familiares em uma estrutura que pela arquitetura faria muitos pensarem que é uma das estruturas de hospedagem convencional. “As pessoas falam que é melhor do que muitos hotéis pelos quais passaram”, conta Rosileni Brasil, assistente social da entidade.

É essa estrutura com cara de hotel que recebe quem busca tratamento nos hospitais da cidade. “Acolhemos gente de cidades próximas e até de outros estados, como Paraná, Acre e Rondônia”, conta Rosileni. “Os hospitais fazem o encaminhamento para nós”, completa a assistente social.

Por seus 22 quartos e 63 leitos, passam em média 130 pessoas mensalmente e, ainda que não haja uma especialidade de acolhimento, muitos dos hóspedes são pacientes de câncer. “Tem pessoas que ficaram cinco anos aqui fazendo tratamento”, conta Rosileni.

Com o tempo, o escopo de atendimentos ampliou-se para dependentes químicos, que hoje em dia somam 11 homens, que se encontram em fim de tratamento para seus males. ” Eles ficam em um período de quatro meses e ajudamos a inserir no mercado de trabalho”, conta Rosileni, que relembra com alegria de um caso em especial. “Tinha uma pessoa que fazia tratamento e havia perdido até os vínculos familiares. Vivia pedindo dinheiro na rodoviária e havia abandonado a faculdade. Voltou, casou-se e está bem de vida”, recorda.

Todos esses atendidos contam com quatro refeições diárias, campo no qual o BCA desempenha papel importante, com um apoio que inclusive vem de antes da formalização em ofício. “Houve momento, na época da Covid-19, em que acabamos ficando quase sem verduras e esse apoio foi de muito valor”, recorda Rosileni.

Bastante conhecida em Presidente Prudente, a obra cravou raízes na cena filantrópica local. O Hospital de Esperança, especializado em câncer é um dos doadores, além de haver ajuda da Federação de Entidades de Assistência Social de Presidente Prudente (FEAPP) quando são realizados eventos beneficentes, como as pizzadas, os bazares e as festas. A Associação Tra Noi italiana dá sua ajuda e a obra é também receptora de recursos da prefeitura prudentina, além de doações de pessoas físicas.

Além de seus 11 funcionários, há a ajuda de voluntários. Aqueles que desejam dar alguma ajuda podem acessar a página na internet e contam com os contatos abaixo

 

Associação Tra Noi de Presidente Prudente
Rua Antenor Gonçalves, 261, Vila Euclides, Presidente Prudente (SP)
CEP: 19014-040
E-mail: tranoiprudente@gmail.com
Tel.: (18) 3903-7865




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: