Siga:

24/3/202203:12:14

Para onde vai a doação da CEAGESP: Centro de Apoio à Criança e Adolescente de Marília


O entreposto de Marília (CEMAR) não tem um Banco CEAGESP de Alimentos, mas também contribui para filantropias locais. Há mais de dez anos, uma das entidades que recebem doações é o Centro de Apoio à Criança e Adolescente de Marília (CACAM). “A gente recebe doação de frutas, legumes e verduras. Eles ligam, falam que tem e nós buscamos”, conta Aline Fernanda, coordenadora da instituição.

Instituição surgida de dentro da Promotoria Pública da Vara de Infância e Juventude local, a ideia surgiu após o fechamento de uma casa de acolhimento para crianças encaminhadas pelo Poder Judiciário, que estava em estado precário. Com isso, surgiu uma entidade cujo foco principal é em crianças de 0 a 12 anos, sempre encaminhados pelo Conselho Tutelar. Em alguns casos, pode abrigar adolescentes de até 17 anos e 11 meses. “A gente acolhe em casos excepcionais, como os de irmãos ou outra entidade não conseguir acolher”, conta Aline.

Em 900 m² de área construída, 20 funcionários trabalham para cuidar atualmente de 15 crianças, que lá estão por diversos motivos, sendo o mais comum abandono, em alguns casos havendo pais que são usuários de drogas. “Os conselheiros tutelares vão ver se há alguém que pode assumir aquela criança na família, encaminhando os pais para tratamento”, conta Aline, que ao longo de seus seis anos no CACAM também testemunhou reconciliações.

Casos como os de abandono, mas também de progenitores em reclusão ou com transtorno mental são alguns daqueles acolhidos pela instituição, seguindo o artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Na instituição, recebem atendimento qualificado nas áreas de serviço social, psicologia e monitoria, também seguindo a legislação.

Acolhidas na instituição, tenta-se que tenham uma rotina o mais perto possível do normal. “Elas vão à escola e fazem atividades, mas com os cuidados aqui”, relembra Aline, que em sua carreira também conheceu ex-atendidos. “Geralmente são motoristas de aplicativo. Muitos estiveram lá e acabo encontrando muita gente que foi de lá”, diz.

A comida doada pela CEAGESP desempenha papel importante no dia a dia da instituição. “As crianças, devido à necessidade, acabam comendo de tudo”, conta Aline, ainda que existam poréns. “A gente enfrenta dificuldades com leites específicos para crianças com intolerância a lactose, calças geriátricas para crianças cadeirantes e outros”.

Os interessados em ajudar podem ir à página do CACAM e também contam com os seguintes contatos:

CACAM – Centro de Apoio à Criança e Adolescente de Marília
Rua Vidal de Negreiros, 367, Canaã, Marilia (SP)
CEP 17510-080
E-mail: contato@cacam.org.br
Tel.: (14) 3433-1645




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: