Siga:

16/12/202112:04:23

Para onde vai a doação da CEAGESP: Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima


A Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro paulistano de Pirituba, está cadastrada no Banco CEAGESP de Alimentos desde 30 de janeiro de 2015, data da entrega do ofício. Desde então, foi um total de 44 entregas e 15.290 kg entre 4 de dezembro de 2019 e 26 de novembro de 2021.

A obra foi fundada em 16 de março de 1972, mas para conhecer o pano de fundo histórico é necessário recuar no tempo e ir até 1881, quando em Madri (Espanha) foi fundada a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, responsável pela filantropia e que sempre foi direcionada ao atendimento de pacientes psiquiátricos.

“O foco inicial foi em mulheres”, conta Irmã Cecília sobre o alvo inicial da Congregação em sua existência. Com o tempo e a convivência com quem porta esses quadros, o leque de atendimentos foi se ampliando para abranger homens e dependentes químicos. “Nosso trabalho é garantir a humanização”, conta a freira, que veio de Portugal e há 58 está na ordem, registrando 49 anos de Brasil, divididos entre São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Com 190 leitos, 95 deles destinados a pacientes do SUS, a casa conta com uma equipe multidisciplinar de saúde cujo objetivo é o de favorecer a reinserção social das pessoas acometidas por tal tipo de problema, em um trabalho que também inclui proximidade com a família. Para isso, um total de 90 funcionários ajudam a tocar a obra.

Apesar dos enormes progressos na compreensão desses quadros em comparação com o século XIX em que a Congregação foi fundada, as doenças psiquiátricas seguem sendo um assunto ainda tabu para muitas pessoas, Irmã Cecília deixa algumas orientações. “Sobretudo penso que precisa ter escuta, empatia e acolhida”, conta. Para muitos pacientes, a solidão gerada por seus quadros acaba sendo fator de reinternação. “Tem uma pessoa aqui que se interna com frequência e me diz que vem porque aqui tem alguém com quem falar”.

A instituição também registra a gratidão dos pacientes, como a Irmã Cecília relata. “Tem gente que vem agradecer ou que mesmo não percebia que estava doente”. Houve também quem trabalhou voluntariamente. “Um ex-paciente veio aqui prestar serviços de cabeleireiro”.

Durante a pandemia, cresceu também a procura pela instituição. “Tem aumentado a frequência mais em consultas”, conta Irmã Cecília, apontando principalmente quadros como os de depressão, muitos deles agravados pelo desemprego.

“As doações nos ajudam imensamente a sempre dar uma alimentação digna”, conta Irmã Cecília. “Eu não estava aqui quando a parceria começou, mas as pessoas que já estavam falam da importância”, conta ela, que , destacando o aumento de variedade de produtos que a parceria com o BCA permitiu.

Interessados em ajudar a obra podem acessar o site da entidade. Mais dados seguem abaixo:

 

Centro Integrado de Assistência e Saúde Nossa Senhora de Fátima

Av. Jornalista Paulo Zingg, 1078 – Pirituba, São Paulo (SP)

CEP 05157-030

e-mail: fatima@irmashospitaleiras.org

Tel.: (11) 3572-9585 – ramal 204




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: