Siga:

27/1/202201:03:13

Para onde vai a doação da CEAGESP: Creche Imaculado Coração de Maria (Tia Lourdes)


O cadastro no Banco CEAGESP de Alimentos data de 28 de janeiro de 2015. A Creche Imaculado Coração de Maria, no Jardim Princesa, bairro paulistano próximo à Vila Brasilândia, na zona norte, já recebeu 8.434 kg de alimentos em 24 entregas realizadas de 5 de dezembro de 2019 a 19 de janeiro deste ano.

Porém, quem for ao Jardim Princesa ouvirá mais o nome que ficou popular: Tia Lourdes, como era chamada Maria de Lourdes dos Santos Silva, moradora do bairro falecida há três anos e que teve em 1983 a ideia de criar a que foi a primeira creche da região. “Ela começou a entidade na garagem dela. Era manicure e, quando viu, já tinha dez crianças na casa”, conta Roselita Vítor da Silva, diretora e voluntária há 37 anos. “Foi meu primeiro emprego quando vim do Ceará e estou aqui até hoje”, ressalta.

A primeira creche foi na própria casa de Lourdes e um prédio propriamente adequado surgiu posteriormente, com ajuda de membros da comunidade que se juntaram para adquirir o terreno e erguer a construção. “Ela foi montando o trabalho e fazendo parceria. Foi atrás de parceiros, como a CEAGESP e a Cruz Vermelha”, conta Roselita.

Com o tempo, cresceu para atender melhor a região. “Temos convênio com a prefeitura e já são cinco unidades”, conta Roselita. “Dá 93 funcionários, fora os voluntários. A Lourdes fazia questão não só de prestar o melhor atendimento como também empregar gente da comunidade”. No longo prazo, isso virou um corpo de trabalhadores qualificado que continuou trabalhando na obra.

O direcionamento original às crianças expandiu-se e abrangeu gente maior. “A gente costuma falar que aqui é o pronto-socorro da comunidade. Tem alguém doente? Encaminhamos e chamamos uma ambulância para levar aos hospitais com os quais temos parceria”, relembra a diretora, que também ressalta ações médicas em certas ocasiões. “Trago médico para a comunidade para fazer mutirão de saúde e também resolvemos outros problemas pontuais de gente daqui”.

Devido às dificuldades das vidas locais, a obra tornou-se ponto de ajuda para muita gente. “Chega um morador novo pedindo ajuda e já é a referência da comunidade. Às vezes precisa de uma cesta básica, mas pode ser mais do que isso. Vamos ouvir essa família e ver do que necessita”, conta Roselita.

As situações variadas traduziram-se na ideia de reerguer quem ia procurar ajuda. “O objetivo da Lourdes não era só dar comida, mas ensinar a pescar. Temos uma padaria comunitária que ensina as pessoas a conseguir um emprego”, ressalta a diretora. “Já acolhemos mães e crianças que estavam na pior”, relembra, mencionando os muitos casos de maternidade solo e crianças criadas pelos avós. “É gratificante ver o sorriso das mães quando chegam as sacolas”, conta.

A importância das doações do BCA vai além de simplesmente alimentar crianças que muitas vezes têm na creche sua única refeição do dia. “Os pratos ficam bonitos com as doações e vêm muitas coisas interessantes”, diz Roselita, ressaltando as vezes em que frutas diferentes aparecem na doação. “Teve um dia que veio pêssego e a gente trabalhou com a criançada”.

Ao longo de quase quatro décadas, ex-atendidos também se mantém presentes no dia a dia. “Há um grupo chamado Sorriso. Foi fundado por ex-alunos nossos que se formaram e estão em outro patamar financeiro. Quando chega o Natal, fazem uma festa na comunidade”, conta Roselita, mãe de um filho hoje com 36 anos. No ano passado, devido à pandemia, não houve a festa externa, mas os brinquedos chegaram aos muitos lares.

Quem quiser contribuir pode visitar a página da entidade. Outras opções de contato seguem abaixo:

Creche Imaculado Coração de Maria do Jardim Princesa (Tia Lourdes)
Rua Antônio Susini, 19, Jardim Princesa – São Paulo (SP)
CEP 02856-100
e-mail: crechetialourdes@ig.com.br
Tel.: (11) 3921-1943/3923-5037




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: