Siga:

20/5/202205:04:24

Para onde vai a doação da CEAGESP: Fundo Social de Ferraz de Vasconcelos


A história no Banco CEAGESP de Alimentos registra que o Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos solicitou cadastramento em 11 de abril de 2016, data da entrega do ofício, com um total de 19 entregas entre 14 de janeiro de 2020 e 3 de maio de 2022, ou 6.467 kg. Porém, a história da entidade, pertencente à prefeitura do município da Grande São Paulo, começa em 7 de abril de 1997, após instituição por lei municipal de número 2.195.

“É destinado a atender às necessidades dos munícipes que se encontram em situação de vulnerabilidade”, conta a presidente, Aparecida Gambale, que ocupa o posto desde janeiro do ano passado. Além da simples doação, o Fundo também tenta a busca de solução de problemas locais na cidade, via projetos sociais para geração de renda e combate ao desemprego.

“Toda doação da CEAGESP é bem-vinda porque é de grande valor para as famílias que precisam”, conta Cida, como é mais conhecida. Entre as muitas entregas de mantimentos, há vezes em que saiu do roteiro mais usual de frutas, verduras e legumes. “Chamaram a atenção do pessoal a pitaya e o jamelão”, conta a presidente sobre algumas entregas inusitadas nesses anos de parceria.

O fora do comum também pode pegar por outro lado. “Uma das cenas recentes que emocionou a todos do Fundo foi o relato de uma senhora já com idade e que cuida do filho de 38 anos, que era provedor em sua casa e foi vítima de um erro médico decorrente de uma cirurgia, que o deixou tetraplégico”, relembra Cida. “Com muitas dificuldades essa mãe cuida do filho. Quando entregamos o kit de hortifrúti, ela se emocionou e perguntou se iria receber novamente, pois era de grande ajuda aquele alimento”, completa, também lembrando de outras famílias que cuidam de acamados na cidade.

Durante a pandemia, houve diminuição das doações. “Com a Graça de Deus tudo que nos foi solicitado pelas famílias, ONGs, entidades e igrejas conseguimos entregar”, conta. Como as solicitações sempre aparecem dos mais diversos lugares, também existem necessidades pontuais, como as de cestas básicas e roupas em bom estado, estas últimas ainda mais importantes com o frio deste ano. “No momento estamos precisando de roupas infantis e cobertores”, conta Cida.

Aquilo que o Fundo recebe também passa por um pente fino. “Assim que recebemos as doações, elas passam por triagem e higienização, sendo repassadas de forma estratégica”, conta a presidente, mencionando que o donativo pode ter como destino tanto uma família carente como também as instituições que são auxiliadas pela iniciativa.

Interessados em ajudar podem acessar a página oficial e também contam com os seguintes contatos:

Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos
Rua Santa Catarina, 206, Romanópolis, Ferraz de Vasconcelos (SP)
CEP 08529-150
E-mail: fundosocial@ferrazdevasconcelos.sp.gov.br
Tel.: (11) 4674-1393




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: