Siga:

8/4/202204:02:48

Para onde vai a doação da CEAGESP: Instituto Ebenézer


O Instituto Ebenézer é uma entidade de fundação recente, datando de 2017. Com o Banco CEAGESP de Alimentos já registra, entre 4 de dezembro de 2019 e 1º de abril de 2022, um total de 23 entregas e 12.774 kg.

“A gente só trabalhava com população de rua”, conta Uelinton Rocha, presidente da entidade, que atua na região do Jardim Ângela, na Zona Sul paulistana. Como outras entidades da periferia paulistana, acabou com o tempo ampliando as ações que realiza, hoje passando a abranger apoio emocional para prevenção de suicídio, parceria com empresas para empregabilidade de pessoas da região e combate à fome. Também incentivam o desenvolvimento de novos negócios locais. “A gente faz palestra sobre empreendedorismo e tem convênio com o SEBRAE”.

Além dessas ações que foram surgindo, o Ebenézer também realiza um trabalho com crianças tanto para a lida com a situação de vulnerabilidade como também na viabilização de seus sonhos. “A criança quer ser médica, por exemplo. A gente incentiva, como falar que precisa fazer o ensino médio e ir para o vestibular”, conta Uelinton, falando da construção desses desejos. Para os pequenos há também trabalho em alfabetização. Na outra ponta etária, há também trabalho com idosos.

Outro aspecto da filantropia envolve pessoas de uma das ondas migratórias recentes do Brasil. “O que me que causou mais impacto foi o trabalho que temos com os imigrantes haitianos”, conta o presidente da entidade, mencionando as aulas de português fornecidas a esse público desde 2019. “Tinha uma menina cujo apelido era Didi. Ela chegou ao Brasil e não sabia falar nenhuma palavra em português. Só falava francês e crioulo haitiano. Conseguiu emprego e ela passou lá para agradecer, pois estava trabalhando”, relembra.

A exemplo de outras entidades, o Ebenézer também teve impactos da pandemia, mas foi considerado um período positivo. “Acabou dando uma visibilidade maior, pois tivemos muito trabalho”, conta Uelinton, mencionando que no ano passado 4.135 pessoas foram atendidas. Ainda que nos piores períodos da pandemia as atividades tenham sofrido parada, foram retomando o trabalho conforme as autoridades receberam aval das autoridades para a volta. “Em outubro, a gente já estava atuando normal”, conta.

Como outras entidades, enfrenta alguns obstáculos. “A maior dificuldade é o espaço, pois o que a gente usa é emprestado”. Isso, mais a pandemia, acabou gerando problemas em uma das capacitações que fornecem. “A gente só não conseguiu retomar o curso de elétrica porque precisa ter bancadas e um lugar para ser realizado”, conta.

Interessados em ajudar podem contar com a página, o Facebook e o Instagram da entidade, além dos contatos abaixo:

Instituto de Cultura e Lazer Ebenézer
Rua Antônio de Melo Freitas, 85, Jardim Ângela, São Paulo (SP)
CEP: 05874-030
Tel.: (11) 95979-0349
E-mail: institutosocialebenezer@gmail.com




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: