Siga:

17/3/202203:03:42

Para onde vai a doação da CEAGESP: Instituto Rosa dos Ventos


Com o Banco CEAGESP de Alimentos, a parceria vem desde 19 de maio de 2020, quando o ofício solicitando doações foi recebido. Isso se traduziu em 8.229 kg e 17 entregas entre 17 de setembro de 2020 e 2 de fevereiro deste ano. O Instituto Rosa dos Ventos tem cinco anos de história, sendo oriundo de uma iniciativa que já vinha há duas décadas na região do bairro paulistano de Vila Brasilândia.

“Havia uma ONG de um amigo nosso que não ia tocá-la mais adiante”, conta Anderson Clayton Rosa, presidente da entidade. Com isso, foi gerado um esforço inclusive para regularizar a situação enquanto pessoa jurídica.

Em comum com muitas filantropias em áreas periféricas, há um amplo leque de ações. “Temos capoeira, percussão e assistência legal”, conta Anderson. Porém, a coisa vai muito além disso, também havendo mutirões para regularização de documentos e também ações específicas. “Adotamos uma praça que estava totalmente abandonada, fizemos intervenções de revitalização e trouxemos as famílias ao espaço”, conta Adilson Souza, coordenador do Rosa dos Ventos. Também surgiu em parceria com a Sabesp uma pia comunitária.

Com o tempo decorrido, foram criadas parcerias com diversas instituições públicas e privadas. “Em nosso espaço temos o Viva Leite”, conta Anderson a respeito do programa do governo estadual. No ramo da educação, também conseguiram atingimentos importantes. “Estamos no grupo dos articuladores do SEBRAE para as zonas Norte e Noroeste”, conta Adilson, que também conseguiu viabilizar horizontes amplos para os moradores da região. “Nossa principal parceria é com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro”, conta, a respeito das bolsas de estudo com a instituição.

A exemplo de outras filantropias, o Instituto Rosa dos Ventos também sentiu o impacto da pandemia, até mesmo em seus integrantes. “Peguei Covid-19 logo no início, fazendo trabalho em campo”, conta Adilson, sobre o ocorrido após uma grande ação de entregas de cestas básicas. Sobre o período, o coordenador viu ganhos de visibilidade para o assunto com o qual lidam todos dos dias. “Parece que foi jogada uma luz sobre a extrema pobreza, algo de que sabíamos há muito tempo”, afirma.

Interessados em ajudar a obra podem acessar a página da internet e também contam com os seguintes contatos:
Instituto Rosa dos Ventos
Rua Soror Maria Celeste do Amaral, 140, Vila Brasilândia, São Paulo (SP)
CEP 02842-070
Tel.: (11) 99314-5525/99172-1651
E-mail: contato@institutorosadosventos.com.br




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: