Siga:

21/1/202201:12:40

Para onde vai a doação da CEAGESP: Núcleo de Enfrentamento à Pobreza


Em termos de Banco CEAGESP de Alimentos, a Associação Núcleo de Enfrentamento à Pobreza (Anuepo) está cadastrada desde 30 de janeiro de 2015, já tendo sido realizadas 29 entregas entre 3 de dezembro de 2019 e 15 de dezembro de 2021, em um total de 8.881 kg. Porém, a história desta entidade fundada em 2003 vai para muito antes.

Tudo remonta aos anos 1970, quando o sr. Pieter, que fez seminário em um convento redentorista holandês, chegara à região de Cotia, vindo do Nordeste, onde atuava desde 1959. Tudo começou com seu trabalho de ajuda às famílias pobres do município, além daquelas de Embu das Artes e Carapicuíba. Esse trabalho deu as raízes da Anuepo, que hoje em dia atende entre 200 e 250 famílias.

“A Anuepo nasceu com a premissa de suprir a necessidade de alimento, mas com o passar dos anos chegou-se à conclusão de que somente isso não bastaria para tirar essas pessoas de uma condição de miserabilidade”, conta Levi Gustavo Thomaz Rangel, presidente da entidade. “Foi então que começaram a ser desenvolvida oficinas que proporcionassem não só espaço de convivência mas também oferecessem possibilidade de geração de renda para essas famílias”.

Isso se traduziu em oficinas de panificação, costura, crochê, informática, pintura em tecido e manicure, que já ajudaram muita gente a dar um impulso em suas vidas. “No ano passado, uma mulher que visitava nosso bazar contou a história dela, dizendo que trabalhava em um salão de beleza e sustentava a família com esse trabalho, agradecendo a Anuepo por ter dado a ela a oportunidade”, conta Levi. “Temos a certeza de que o combate à pobreza se dá por várias vertentes e é preciso buscar mecanismos que motivem essas pessoas a buscar oportunidades que transformem suas vidas”.

Ao longo desses anos, alguns dos que foram auxiliados acabaram também se tornando parte da força de trabalho. “Temos dois exemplos de funcionários que foram assistidos e que por sua capacidade e força de vontade conseguimos aproveitá-los na própria entidade”, conta Levi.

Como outras entidades, a Anuepo foi também afetada pela pandemia. “Nossa entidade é frequentada por muitas pessoas acima de 60 anos e decidimos por manter suspensas as oficinas, que pretendemos retornar neste ano”, relata Levi, que relembra das dificuldades sofridas. “Foi um grande dilema manter nossa entidade aberta no auge da pandemia, mas nos mantivemos firmes, suprindo a necessidade de alimentos não só de assistidos como também de famílias que nos procuraram no período”. Ao longo do último ano, uma das atividades da entidade foi a doação de máscaras e marmitas para comunidades carentes.

Nesse ponto, as doações do BCA tiveram papel importante. “É de crucial importância para a complementação dos alimentos que são semanalmente distribuídos aos assistidos. Nosso foco é nos não perecíveis, mas com essas doações periódicas conseguimos fazer uma logística de distribuição, de forma que nenhum produto recebido é desperdiçado”, diz Levi.
Interessados em ajudar a Anuepo podem acessar a página da entidade e também contam com os seguintes contatos:

Associação Núcleo de Enfrentamento à Pobreza
Estrada Velha de Cotia, 1.210, Cotia (SP)
CEP 00670-430
e-mail: financeiro@anuepo.org
Tel.: (11) 4777-0433




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: