Siga:

2/12/202112:04:27

Para onde vai a doação da CEAGESP: Associação Cedro do Líbano


Ocupando um terreno no Jardim Vergueiro com 29 mil m², com aproximadamente 13 mil m² construídos, nas proximidades de Capela do Socorro e Capão Redondo, a Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância oferece atendimento gratuito a 2.300 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, que recebem educação e atividades extracurriculares, com os adolescentes de 15 a 17 anos também tendo ministrados cursos profissionalizantes de informática, cabeleireiro, manicure e gastronomia, além de atividades relacionadas ao Programa Jovem Aprendiz.

O grande terreno tem áreas verdes, ginásio poliesportivo, brinquedoteca, teatro, espaço de informática e uma infraestrutura compreendendo salas de aula e espaços para convivência e atendimento, bem como teatro, brinquedoteca, espaço de informática e playground. Em suas dependências também são dadas aulas de judô, futebol e balé.

A entidade foi fundada em 5 de setembro de 1947. Começou semelhante a outras caridades da comunidade libanesa, com um grupo de mulheres que se reunia semanalmente para fazer tricô e confeccionar cobertores para necessitados. A partir dessas reuniões, veio a ideia de criar a associação, que voltaria suas atenções a menores moradores região da represa Guarapiranga, Jardim Ângela, Jardim São Luiz e Parque Santo Antônio, hoje em dia atendidos por 265 funcionários. Entre suas fontes de financiamento, estão as contribuições anuais das associadas, além de eventos, bazares beneficentes e doações de pessoa física. Em seus 74 anos, o reconhecimento também já veio na forma de convênio com a prefeitura paulistana.

O bazar, por sinal, foi de muita valia em situações de emergência, especialmente na retomada de atividades em tempos pandêmicos, como no caso de uma criança que foi à associação por alguns dias e subitamente parou. “Quando ligamos para saber o que estava acontecendo, a mãe falou que não tinha como mandá-la porque não tinha roupas e calçados”, conta Adriana Capaccioli da Costa Leonardo, gerente geral da instituição e funcionária há 20 anos. Após selecionarem no bazar algo a ser vestido, essa criança regularizou sua frequência.

Como ocorreu com outras entidades, ela também foi afetada nestes quase dois anos de Covid-19. “Foi bastante desafiador, pois os eventos que costumávamos fazer para angariar fundos não foram possíveis de ser realizados”, relata Adriana. A exemplo dos primórdios da entidade, a saída foi se voltar a quem a originou. “A diretoria executiva foi encontrando estratégias junto à colônia libanesa, além de organizar bazares com agendamento de horários”.

A história com a CEAGESP inicia-se em 12 de setembro de 2016, com a entrega do ofício solicitando doações. De 11 de dezembro de 2019 até 19 de novembro deste ano, já foram 20 entregas e um total de 11.067 kg de alimentos, que fazem parte da média diária de 10 mil refeições preparadas. Também serviram para ajudar famílias das redondezas na pandemia. “Por não poder prestar atendimento a elas, muitas vezes a gente montou kits com os alimentos mandados e entregamos”, conta Adriana, que relata também o impacto nos que receberam. “Uma das famílias relatou para a gente que havia pedido a Deus um dia antes porque não tinha mais o que comer dentro de casa”.
Como outras entidades, a Cedro do Líbano também necessita de outros tipos de doação. “Elas são sempre muito bem-vindas”, conta Adriana, ressaltando a especial necessidade de alimentos perecíveis e não perecíveis, bem como roupas e brinquedos em bom estado. Para quem quiser ajudar essa obra, seguem o site e os dados abaixo:

Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância

Rua Guilherme Valente, 131 – Jardim Vergueiro, São Paulo/SP

CEP 05818-280

e-mail: cedrodolibano@cedrodolibano.org.br

Tel : (11) 5891-1707




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: