Siga:

18/11/202111:02:04

Para onde vai a doação da CEAGESP: Centro Marta Kuboiama


Direcionado ao atendimento de pacientes de 0 a 17 anos sem condições de financiar sua estada em São Paulo, o Centro de Apoio à Criança com Câncer Marta Kuboiama (CMK) abriga pessoas oriundas de diversas partes do Brasil e até mesmo do exterior. “Foi por elas que fundamos a instituição”, conta Dirce, cofundadora e irmã da homenageada.

Diagnosticada com câncer em 1994, Marta teve a iniciativa de recepcionar crianças e adolescentes em tratamento das diversas variantes desse mal em uma residência na qual pudessem também ter acompanhamento de suas mães ou algum parente do sexo feminino com mais de 18 anos. A entidade criou uma rede de apoio fornecendo hospedagem, refeição, transporte aos hospitais e auxílios psicológico, jurídico e odontológico. Os menores hospedados na casa, com capacidade para 30 pessoas (15 crianças e 15 parentes que acompanham), também recebem material escolar e têm direito a recreação, proporcionada por monitores e voluntários.

Em tempos pandêmicos, a entidade não fechou, ainda que tenha enfrentado as mesmas dificuldades que outras tantas filantropias tiveram ao longo desses meses difíceis. “Não fechamos, pois tinha criança em quimioterapia”, conta Dirce, que ainda assim precisou tomar medidas para evitar que a Covid-19 pegasse pacientes tão frágeis. “O que fiz foi não receber novas crianças no ponto alto da pandemia”. Felizmente, o atendimento pôde ser retomado aos poucos, com a exigência de teste por PCR 78 horas antes da chegada. Os doadores também foram compreensivos. “Entenderam que custos fixos não têm trégua. Com a ajuda de amigos, empresas e voluntários, seguimos em frente”, relata.

Com a lenta retomada da normalidade urbana, o CMK já fez bazar para arrecadar mais dinheiro. Devido à imunidade baixa das crianças em tratamento, tais eventos são feitos fora das dependências. Dirce está esperançosa com o fim do ano. “Em dezembro estou planejando fazer um evento grande de Natal”, conta. Antes disso, em 20 de novembro, haverá um almoço beneficente.

A história da entidade com a CEAGESP vem desde 17 de maio deste ano. Como outras tantas filantropias, o CMK se cadastrou no Banco CEAGESP de Alimentos via ofício enviado e recebeu sua primeira leva de alimentos em 18 de junho.

Já foram quatro as ocasiões de doação do BCA, com uma média de 15 caixas por ocasião e um total de 1.150 kg recebidos. O pescado é um gênero alimentício especialmente apreciado pelas crianças. “Muitas são do Norte e do Nordeste”, conta Dirce.

Marta Kuboiama faleceu em 2008, mas pôde ver seu sonho se realizar. Quem se interessar em ajudar a obra pode fazer contato neste link.

Centro de Apoio à Criança com Câncer Marta Kuboiama

Rua João de Santa Maria, 320 – Jardim da Saúde, São Paulo/SP
CEP 04158-070
e-mail: cmk@cmk.org.br
Tel.: (11) 5061-1456




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: