Siga:

23/12/202112:03:24

Para onde vai a doação da CEAGESP: Instituto Hatus


A história do Instituto Hatus com o Banco CEAGESP de Alimentos começa em 25 de fevereiro de 2016, data da recepção do ofício solicitando cadastramento. Entre 11 de dezembro de 2019 até 7 de dezembro de 2021, foi um total de 12 entregas, que totalizam 4.092 kg. Porém, o principal alimento que a instituição abordada nesta antevéspera de Natal oferece é para a alma de 200 crianças e adolescentes que recebem atendimento.

Fundada em 10 de março de 2010, a entidade tem por objetivo inserir crianças e adolescentes no universo musical. Nos últimos dez anos, registra 2 mil atendidos, com o impacto sendo gerado em 7 mil famílias.

Os alimentos normalmente eram mais destinados às atividades da entidade, com entregas de kits para as famílias ficando para ocasiões pontuais, até que a pandemia chegou. “Não fechamos e tivemos de nos adaptar, indo até as famílias em vez de elas virem para cá”, conta Kesia Santos, assistente social do Hatus há três anos e que relata o impacto da situação. “A maior dificuldade foi ver gente sair da miséria para a extrema miséria”, conta ela. Na ocasião, além das 200 crianças, foram impactadas 400 famílias. “Além da música, a gente está conseguindo atender essas famílias em um momento mais difícil. Para nós não tem preço”, conta.

Com isso, houve a mudança de foco na destinação dos alimentos. “Como a criança vai olhar para algo belo como a música se não há comida em seu prato?”, indaga Kesia. Alguns relatos são impactantes, como o de uma senhora que mandou foto de sua panela com os legumes doados sendo cozidos no vapor. “Foi a refeição dela e dos três filhos”, conta a assistente social.

O próprio ensino de música foi impactado, com o atendimento presencial voltando apenas em agosto. “Aulas online não são a mesma coisa”, diz Kesia, que relata o quão retraídos os alunos estavam após tanto tempo isolados. Porém, também fala sobre os efeitos interessantes da música nos atendidos. “Melhora a concentração, a perspicácia e você vê melhoras na escola”. Para constatar isso, o Instituto faz acompanhamento do boletim escolar de seus alunos.
Entre os adolescentes, as dúvidas normais dessa fase da vida impactam a continuidade de suas presenças no Instituto, somada aí também a necessidade de trabalharem. Ainda que o objetivo em si não seja o de formar músicos, mas oferecer um horizonte a mais para situações difíceis, há relatos de carreiras bem-sucedidas. “Temos alunos nossos que foram para a EMESP Tom Jobim”, conta Kesia.

Ao longo desses anos, o Hatus também conseguiu verbas para outros projetos, como o Inspirando Música, realizado no Jardim Santa Rita, em Osasco. Nesse projeto, os alimentos doados pelo BCA também se traduziram nos almoços solidários, que em muitos casos foram a única refeição dos atendidos. Outro projeto tem como cenário a Escola Municipal Darcy Ribeiro, também no município da Grande São Paulo.

Entre as realizações musicais do Instituto, duas são marcantes: a vinheta de fim de ano para o Citibank e cantada pelo coral, que entrou no ar no dia 17 deste mês, e a apresentação de 2019 no Theatro Municipal de São Paulo.

Suas fontes de renda vêm de patrocinadores e doadores pessoa física, além das vendas de seu bazar. Em sua página no Instagram também é divulgada prestação de contas dos alimentos arrecadados em cada mês. Os interessados em ajudar podem procurar a página do Instituto e contam com os contatos abaixo:

Instituto Hatus

Avenida dos Remédios, 1.114, Vila dos Remédios, Osasco (SP)

CEP 05107-002

e-mail: institutohatus@institutohatus.org

Tel.: (11) 3602-1841




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: