Siga:

6/1/202201:04:32

Para onde vai a doação da CEAGESP: Organização Fé e Ação


Cadastrada no Banco CEAGESP de Alimentos desde 21 de janeiro de 2018, data do recebimento do ofício, a ONG Organização Fé e Ação já registra 32 entregas de donativos entre 12 de dezembro de 2019 e 28 de dezembro de 2021, gerando um total de 18.358 kg já entregues.

Para além dos números do BCA, esse mês é importante na história da entidade. “23 de dezembro de 2005 foi o início de nossas atividades, ainda sem documentos”, conta Aristides Rodrigues da Silva, diretor presidente e fundador. A ideia inicial surgiu para ser uma ação natalina pontual envolvendo entrega de comida, mas a realidade acabou batendo à porta. “Quando levamos  na véspera, perguntaram se íamos no fim de ano”.

Com isso, o cenário em Pirapora do Bom Jesus, onde a entidade trabalha, foi se impondo. “São três comunidades e umas mil famílias. A gente conhece praticamente todas”, conta Aristides sobre a hoje ONG, formalizada em 1º de agosto de 2017. O primeiro alarme acabou vindo no estômago. “Tinha pedreiro que levava marmita com nada dentro”, conta, sobre o jogo de aparências que alguns dos que conheceu faziam para não transparecer a falta de alimento em casa.

“Nossa ideia é a de que não adianta só mandar comida. A gente tem de mudar vidas”, conta o diretor presidente. Com isso, começaram a atuar bastante com dependentes de drogas, desempregados e vítimas de violência doméstica. “Vimos no trabalho que as pessoas precisam resolver a vida”.

Com o tempo, o leque de auxiliados foi aumentando. “Não temos um alvo específico, mas se temos um modo de envolver a comunidade, envolvemos”, conta Aristides.
Com isso também começaram a lidar com gravidez na adolescência. “Já busquei muita garota no hospital que teve filho”, relata.  Além disso, a ONG também atua em momentos pontuais das vidas de seus atendidos.

Entre os que fazem a ONG funcionar há pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. “Nossa equipe é composta por gente que não precisa, mas também de quem precisa e mantém a mente ocupada”, conta Aristides.
Durante o trabalho de reabilitação de vidas, alguns resultados são positivos. “No mês passado conseguimos emprego para quatro pessoas. Conhecíamos alguém em Alphaville, conversamos e a pessoa gostou dos trabalhadores”, recorda Aristides, que também teve vida difícil. “Vim de uma comunidade e hoje tenho casa”, conta o fundador, que conhece o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) desde pequeno. “Minha mãe vendia cafezinho, chá. Foi assim que conheci a CEAGESP. Ela criou os filhos assim”, recorda.
A essência original da Fé e Ação continua presente. “É um grupo de pessoas que mantém a ONG. Cada um faz rateio e vaquinha”, conta Aristides. Durante a pandemia, as doações de terceiros aumentaram, mas com o passar dos meses voltaram a níveis menores. Interessados em ajudar a obra podem acessar a página da entidade no Facebook e contam também com os seguintes contatos:

ONG Organização Fé e Ação
Rua Donaria de Oliveira Brito, 335, Green Hills, Pirapora do Bom Jesus (SP)
CEP 06550-000
e-mail: aristides.rodrigues77@gmail.com
Tel.: (11) 97425-1293




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: