Siga:

21/3/201603:08:07

Doações da CEAGESP beneficiam comunidade carente na zona sul da capital


Associação Nova Esperança atende crianças e famílias com produtos recebidos do Banco CEAGESP de Alimentos

A cena se repete diariamente no Jardim Ganhembu, bairro próximo ao Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. Sob supervisão de Sonia Maria Lins Freitas, um grupo de 11 voluntários corre para preparar as refeições, que logo mais serão servidas para 60 crianças atendidas pela Associação Comunitária Nova Esperança.

A essa tarefa soma-se outra, que é a entrega de frutas, verduras e legumes para cerca de 60 pessoas da comunidade, com atenção especial aos idosos. Esse trabalho, que é realizado há 14 anos, tem reconhecimento junto aos moradores da região e ocorre graças ao apoio oferecido pelo Banco CEAGESP de Alimentos (BCA).

As refeições e os produtos que compõem a “cesta básica”, distribuída às famílias do local, são resultado das doações recebidas pelo BCA. Mensalmente, o serviço de responsabilidade social, ligado à Coordenadoria de Sustentabilidade (CODSU) da Companhia, destina cerca de 4 toneladas de alimentos à entidade, que os retira em média duas vezes por semana no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), com o auxílio de um caminhão locado.

HISTÓRIA – A atuação da Associação Nova Esperança vai além de garantir alimentação de qualidade à população carente. A instituição oferece também, entre outras ações, entretenimento e atividades lúdicas, como oficina de artesanato com materiais recicláveis.

“Nossa intenção é garantir o acesso à cultura, esporte e lazer às crianças da nossa comunidade, que vivem em uma região de alto índice de vulnerabilidade social. Presenciei diversas tragédias aqui e daí a ideia de prestar esse trabalho assistencial para evitarmos situações perigosas e assegurarmos um futuro melhor para as pessoas”, diz Sonia Freitas.

Essa dedicação fica clara quando se conhece melhor a história da responsável pela entidade. Ela recolhia os produtos descartados pelos permissionários, mas próprios para consumo, todos os dias, das 9h às 21h, diretamente nos boxes do ETSP. Com a parceria junto ao BCA, firmada em 2003, houve uma melhora substancial do serviço oferecido pela Associação.

APOIO – “A melhor coisa que aconteceu foi a entrada da Nova Esperança no cadastro de instituições atendidas pelo BCA. Sonia é tão grata a nós que tem nos ajudado inclusive a aumentarmos nossa parceria com novos permissionários do entreposto. Ela se encarrega de ampliar nosso contato com potenciais doadores, apresentando o trabalho que desenvolvemos no dia a dia”, conta a assessora da CODSU, Renata Corrêa.

Juntamente com Pedro de Alcantara Couto Junior, ela responde pelas ações do Banco CEAGESP de Alimentos. A intenção do serviço de responsabilidade social, que se encontra em reformulação, é realizar visitas diárias às instituições atendidas, de modo a conferir como ocorre a destinação dos produtos recebidos pelo BCA por meio de doações.

Como parte da remodelação que está em curso, houve recentemente a colocação de um banner, que mede 15 metros por 2,1 metros, na fachada do Banco. A finalidade é identificar visualmente melhor o local e, assim, aproximar e facilitar o contato com os permissionários.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: