29/3/201603:09:06
Rico em água e indicado para manter o peso, produto é comercializado a R$ 1,13 o quilo no atacado do Entreposto Terminal São Paulo
Muitos o consideram um legume, quando na verdade se trata de um fruto. Várias outras pessoas dizem que não tem sabor algum e o transformam, erroneamente, em um mero coadjuvante na culinária.
Confusões ou “mitos” à parte, o fato é que o chuchu, sugerido como dica de compra dessa semana (29/3) pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP, é um alimento altamente benéfico à saúde.
Originário da América Central e do México, ele tem boa oferta ao longo do ano inteiro. De fácil cultivo, está presente em todo o planeta – cresce, praticamente, em qualquer lugar em que for plantado.
No atacado do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), o fruto (lembre-se, não é um legume!) pode ser encontrado a R$ 1,13 o quilo. Por sinal, em 2015, mais de 54 mil toneladas passaram pela central de abastecimento paulistana.
A maior parte da produção veio dos municípios paulistas de Atibaia, Amparo, Iguape e Itapecerica da Serra, além das cidades de Santa Maria de Jetibá (Espírito Santo) e São José do Vale do Rio Preto (RJ).
BENEFÍCIOS – O chuchu é riquíssimo em vários nutrientes, entre os quais se destacam vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Contém muitas fibras e apresenta uma grande quantidade de água.
Estudos apontam que cada 100 gramas consumidas representam um acréscimo de, no máximo, 20 calorias, o que demonstra seu importante papel para quem deseja manter o peso em dia. É diurético, auxilia na prevenção de arteriosclerose, problemas cardiovasculares e serve, ainda, como anti-inflamatório.
O fruto, que pode facilmente ser combinado em uma variedade de pratos, nem de longe representa o “primo pobre” da gastronomia. Há uma infinidade de receitas que mostram o quão saboroso e nutritivo ele é.
Nesse sentido, a equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) indica uma receita que dá bem a ideia dessa diversidade: um doce que mostra o seu aproveitamento integral.
Mas não é somente o chuchu que está com o preço em conta nessa última semana de março (29/3). Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!