Siga:

17/9/202509:05:03

Em tendência de queda, batata lavada apresenta o menor valor da série e é o produto destaque da semana


Cotada na última segunda-feira, 15/09, a R$ 1,57/kg, pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP, a batata lavada (Solanum tuberosum L), também conhecida como batata inglesa, sofreu uma queda no preço de 56,5% quando comparada à mesma época do ano passado, ocasião em que foi cotada a R$ 3,61/kg. Na comparação mensal, a redução foi de 21,9%.

Origem

A “batata lavada” recebe esse nome por indicar que o tubérculo passou por um processo de lavagem para retirar a terra residual. No mercado, a variedade Ágata é a mais comercializada. De formato oval, com casca lisa e polpa de cor amarelada, apresenta resistência a pisoteamentos e geadas, característica que foi fundamental para sua difusão pelo mundo.

Originária da Cordilheira dos Andes, região onde hoje se localizam Peru, Bolívia e Chile, há registros de seu cultivo datado de 7 mil anos atrás. Foi introduzida na Europa no século XVI, após sofrer uma migração forçada, tendo aportado na Irlanda, onde se tornou um prato importante na culinária local e uma praga em sua produção no século XIX gerou a Grande Fome, que durou de 1845 a 1849 e foi um motor importante para a emigração irlandesa principalmente para a América do Norte.

Benefícios e consumação

Tubérculo rico em carboidratos, é uma excelente fonte de nutrientes, como vitaminas C e do complexo B, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde intestinal. Contém minerais como ferro, fósforo e potássio em sua composição, que são essenciais no controle da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares.

Com o período de maior oferta sendo o mês de dezembro, é uma presença tradicional e popular na culinária brasileira, podendo ser consumida de diversas maneiras, destacando-se em receitas como o purê de batata, ensopados e sopas, responsáveis por destacar sua textura e sabor, assim como preservar ao máximo os benefícios nutricionais do produto.

Sendo um dos alimentos mais consumidos no mundo, em 2024, o Entreposto Terminal São Paulo comercializou 201.272,23 toneladas de batata lavada, com os estados de São Paulo (29,7%), Paraná (26,0%) e Minas Gerais (21,5%), sendo seus principais originários.

 

MUNICÍPIOS QUE MAIS COMERCIALIZAM BATATA LAVADA NA CEAGESP

 

PosiçãoMunicípioEstadoToneladasParticipação sobre o total
1GuarapuavaPR12.343,156,1%
2São José dos AusentesRS9.579,784,8%
3PinhãoPR9.338,834,6%
4SacramentoMG7.882,383,9%
5São Francisco de Paula RS7.736,533,8%
6Bom JesusRS7.544,453,7%

 

Para fazer bons negócios, consulte os comerciantes de batata lavada no Guia CEAGESP clicando aqui.

 

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: