7/12/202312:10:26
O pesquisador César Luís Girardi e a analista Luciana Elena Mendonça Prado, da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul vieram ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) nesta terça-feira, 05/12, para fazer pesquisa de mercado sobre as uvas das cultivares desenvolvidas pela EMBRAPA como Vitória, Isis e Melodia e suas concorrentes estrangeiras. Durante a visita, conversaram com comerciantes buscando compreender a aceitação das uvas no mercado e o que pode ser realizado para adequar os produtos às exigências necessárias de qualidade, coloração e sabor.
A CEAGESP e a Embrapa Uva e Vinho têm estreitado as relações estabelecendo parcerias, como o termo de cooperação técnica no qual as variedades de uvas desenvolvidas pela unidade e comercializadas aqui no ETSP são analisadas e caracterizadas no laboratório da SECQH (Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira).
Luciana Prado contou que o papel da Embrapa é a busca por um melhoramento genético de frutas baseado em parâmetros obtidos através de pesquisa de mercado. “Fazemos pesquisa em toda área da agricultura e da pecuária, temos mais de 40 unidades no Brasil que pesquisam desde pecuária de corte, de leite, soja, arroz, feijão e frutas”. A unidade uva e vinho tem como principal atividade a pesquisa de cultivares de uva para mesa e processamento para suco e vinho, “nosso trabalho é através do melhoramento genético das frutas trazer mais qualidade e mais sabor, adaptando essas cultivares ao clima brasileiro”, completou.
A qualidade das uvas pode ser definida através dos cachos, cor e aparência, entretanto não existe um processo de certificação ainda, segundo Luciana Prado, essa possibilidade está no radar da Embrapa, porém requer um trabalho a longo prazo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!