Siga:

24/11/202311:08:03

Palestras marcam 2° dia do Encontro Nacional ABRACEN & BR-Brastece


O Encontro Nacional ABRACEN e BR-Brastece, promovido pela Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen) e pela Confederação Brasileira de Associações, Sindicatos, Lojistas de CEASA e Afins (BR-Brastece), contou com palestras e debates em seu segundo dia de programação. A Edição São Paulo do evento é organizada pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

A abertura do encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), no Auditório da GS1 Brasil. Estiveram presentes a diretoria da CEAGESP: diretor-presidente Jamil Yatim, diretor técnico operacional José Lourenço Pechtoll e diretor administrativo financeiro Hamilton Mota. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Família (MDA) foi representado pelo secretário Milton José Fornazieri, da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar.

O ministro Paulo Teixeira enviou mensagem em vídeo aos representantes das 16 CEASAs presentes no evento. “Quero saudar todas e todos que estão participando do encontro brasileiro de centrais de abastecimento, em São Paulo. Tinha me programado para ir, porém fui convocado pelo Presidente Lula para uma reunião no Palácio do Planalto para tratar o tema do G20”, justificou.

Teixeira destacou ainda o papel estratégico das centrais de abastecimento. “Temos de ampliar a participação da agricultura familiar nas centrais de abastecimento. A partir das centrais de abastecimento podemos fazer um programa de transição para uma agricultura agroecológica e dar muita força aos bancos de alimentos”, completou.

Além de representantes do MDA e da CEAGESP, compuseram a mesa de abertura do encontro: Eder Bublitz, presidente da ABRACEN; Valdir Lemos, presidente da BR-Brastece; Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); Jefferson Coriteac, presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER); Sabrina Diniz, superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em São Paulo; Luciano José de Oliveira, diretor-presidente da CEASA Minas; Altivo Cunha, consultor da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura); e Raul Giboudot, vice-presidente da FLAMA (Federação Latino-americana de Mercados Atacadistas).

As centrais de abastecimento que marcaram presença no segundo dia do Encontro ABRACEN e BR-Brastece foram: Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Campinas, Pará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Sergipe.

PROGRAMAÇÃO (2° dia) — Após a solenidade de abertura foi ministrada palestra magna com o tema “A importância das Centrais de Abastecimento no Atual Contexto da SAN (Segurança Alimentar e Nutricional) no Brasil”, com professor Renato Maluf, da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

Em seguida, Nilson Gasconi, da GS1 Brasil, abordou “Decodificando o Futuro: A importância do Código 2D e os dados”. A programação da manhã foi concluída com a participação da professora Semiramis Domene, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que falou do “Papel dos Bancos de Alimentos no Combate à Fome”.

“Os bancos de alimentos são uma importantíssima estrutura conhecida como equipamento promotor de segurança alimentar e nutricional que conseguem fazer classificação e recepção de alimentos, identificação de pessoas e instituições que possam receber. Os bancos de alimentos podem diminuir um problema que temos nos sistemas alimentares que é o desperdício e perda de alimentos”, disse Domene. Ainda segundo a professora, os bancos de alimentos são estratégicos para maior distribuição e equidade social no acesso aos alimentos.

Na parte da tarde, após intervalo para almoço, houve apresentações sobre o “Projeto Embalagem na Medida”, com Thábata Garcia da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) em parceria com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), e sobre o programa “Hortiescolha”, com Gabriel Bitencourt do Centro de Qualidade Hortigranjeira da CEAGESP. Na sequência, o diretor técnico da CEASA Campinas, Claudinei Barbosa, apresentou “Os Desafios das Relações Cotidianas entre as CEASAS e o Mercado”. Logo após, o consultor da FAO, Altivo Cunha, abordou a “Sistematização do Encontro e Apresentação de Paralelos com Outras Centrais de Abastecimento do Mundo”.

No encerramento, Emiliano Graziano, do Instituto Fome Zero, leu uma carta sobre a importância da retirada da CEAGESP e da CEASA Minas do Plano Nacional de Desestatização.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: