15/10/202410:05:56
Realizado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) em parceria com o Instituto Brasileiro de Horticultura (IBRAHORT), o Encontro de Embalagens Retornáveis aconteceu nesta terça-feira, 15/10, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina. O evento faz parte da programação da Semana Mundial da Alimentação na CEAGESP — assista aqui.
Empresários, representantes de centrais de abastecimento, pesquisadores e profissionais ligados ao setor de embalagens acompanharam as palestras ministradas no Auditório Nelson Loda, das 8h30 às 17h00.
“Nosso intuito é trazer as principais lideranças e os atores da cadeia para discutir um fator fundamental que viabiliza a movimentação dos HFs (hortaliças, legumes, verduras e frutas em geral) e que é fundamental para todos os desdobramentos da cadeia, da padronização, da comercialização, da segurança do alimento. Pretendemos sair daqui com uma visão de como a gente pode apoiar o desenvolvimento desse setor no nosso país”, disse o diretor executivo do IBRAHORT, Manoel Oliveira.
A programação da manhã incluiu a palestra “Legislação e suas implicações”, com Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), e “Legislação e visão legal Anvisa”, com a engenheira de alimentos Cristina Dini Staliano, também da SECQH. A assessora técnica Letícia Barony, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), palestrou sobre “Rastreabilidade e logística: instrumentos de segurança do produto e do mercado”.
“Viemos falar sobre a importância do uso de embalagens retornáveis ou outras embalagens que possibilitam a redução de perdas e desperdícios. O que seria isso? É a gente possibilitar o acondicionamento, colocar realmente esses alimentos em embalagens que reduzam danos”, disse Letícia Barony.
Ainda durante a manhã, houve apresentação de caso bem sucedido na implantação de embalagens retornáveis na CeasaMinas. “Começamos em 2010 e conseguimos ter o primeiro entreposto brasileiro a trabalhar com caixas higienizáveis, em Uberlândia (MG). Agora, neste evento, a convite do IBRAHORT, podemos compartilhar essa experiência e, obviamente, obter outras experiências com o pessoal da área”, conta Wilson Guide, gestor do departamento técnico CeasaMinas. Houve estudo de caso também da Ceasa Campinas, com Ricardo Munhoz.
A programação da tarde continuou com Ricardo Amorim (da UAI), Luiz Irineu da Silva (da Central Embalagens) e José Gagliardi (da Garra Plástico) falando sobre oportunidades e barreiras. Houve, ainda, apresentação sobre Funcionamento dos Sistemas Internacionais no Brasil, com Fabiana Litaldi (da IFCO), e sobre Funcionamento de Sistema de Controle e suas Vantagens, com Noé Xavier da Silva (da IDH Tecnologia Ltda).
Toda a programação foi transmitida pelo canal da CEAGESP no YouTube, da manhã e da tarde.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!