Siga:

7/8/202308:04:16

Encontro Técnico RAMA 2023 conta com participação da CEAGESP


Como parte do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), idealizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Encontro Técnico RAMA 2023 foi realizado, na última quinta-feira (03/08), com participação da CEAGESP e de especialistas nos assuntos abastecimento e rastreabilidade de produtos.

Durante o evento foi assinado Termo de Intenção de Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), a ABRAS e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). O objetivo é ampliar divulgações e ações que facilitem a adoção do programa “Embalagem na Medida” que propõe dimensões padronizadas para embalagens de frutas e de hortaliças in natura para unitização de carga mista.

“Através do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições, poderemos reduzir consideravelmente o desperdício. Com a unitização de carga mista, bem como a forma e a ordem de empilhamento, podemos otimizar o processo logístico e reduzir as perdas”, disse a engenheira de alimentos Fabiane Mendes Camara, da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), que representou a CEAGESP no evento.

Da Companhia ainda estiveram presentes no Encontro Técnico RAMA 2023, a engenheira de alimentos Cristina Dini Staliano e o técnico operacional Lisandro Michel Barreiros, ambos também da SECQH. A ABRAS foi representada pelo vice-presidente institucional e administrativo, Marcio Milan, e pelo coordenador do comitê jurídico, Dr. Rogerio Levorin. Já a ABRE foi representada pela diretora executiva, Luciana Pellegrino, que palestrou sobre o programa Embalagem na Medida.

“O Embalagem na Medida foi criado com o objetivo de padronizar as embalagens para evitar o desperdício que, infelizmente, é um problema presente nas centrais de abastecimento. A CEAGESP, em parceria com a ABRE e a ABRAS, busca a padronização das embalagens para, assim reduzir as perdas em todo o processo de transporte dos alimentos desde a colheita no campo até as gôndolas dos supermercados”, finaliza Fabiane Camara.

Ainda na programação do evento, foi realizada visita técnica ao Centro de Inovação Tecnológica da GS1 Brasil. Todos puderam conferir as tecnologias e as possibilidades de aplicação da rastreabilidade e do monitoramento. Outras informações sobre o Encontro Técnico RAMA 2023 podem ser encontradas no site da ABRAS.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: