Siga:

14/12/202112:12:59

Quantos veículos e pessoas entram por semana no entreposto de São Paulo?



Considerando a média de tráfego diária do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), um estudo foi realizado pela Seção de Gestão de Portarias (SEGOP) entre 7 e 13 de novembro. A pesquisa foi um esforço conjunto entre SEGOP, Frigorífico de São Paulo (FRISP) e Seção de Segurança Operacional e Patrimonial (SESEG), compreendendo as portarias de entrada de veículos e de pessoas no ETSP.

Em matéria de veículos, a semana abordada registrou 76.545 veículos, com a maior parte do trânsito (24.581) sendo composto por utilitários vazios, coerente com quem compra dos atacadistas para revender nos muitos varejos atendidos pelos permissionários sediados no ETSP. O dia com mais entradas de veículos foi o sábado, com 13.352, havendo uma imensa maioria de carros de passeio vazios (6.969), o que pode ser atribuído ao varejão desse dia e responsável pela maior parte dos 17.774 veículos enquadrados nessa categoria que adentraram a unidade.

Outros dias de movimento forte foram segunda-feira (11.207), quinta-feira (11.661) e sexta-feira (11.766). Em comparação ao estudo de 2019, o movimento foi menor (naquela ocasião foram 85.818 veículos) e pode ser atribuído à pandemia. O período de estudo compreendido, pouco antes de um feriado com emenda, também tem de ser considerado.

Removendo-se da conta os veículos de passeio e os utilitários vazios, a maior parte do trânsito passa a ser dos caminhões vazios (12.937), com o dia de movimentação mais elevada sendo sexta-feira, com 2.844. Os portões 3 (avenida Gastão Vidigal) e 13 (avenida das Nações Unidas) foram os que registraram maior movimento ao longo dos sete dias.

Quando o assunto é pedestres, foi registrada uma entrada total de 249.394 ao longo da semana estudada, com a segunda-feira sendo o principal dia (47.699) e correspondendo à ocorrência da Feira das Flores, seguida da quinta-feira, correspondendo à ocorrência simultânea de Feira das Flores e Pescado. Somando-se a circulação de pessoas e veículos, segunda-feira acaba sendo o dia principal.

Apesar da diminuição de movimento em comparação a dois anos atrás, o volume total de entradas segue dentro da média histórica registrada pelo ETSP. Os dados obtidos também servem para saber que medidas tomar no longo prazo quando o assunto é planejamento interno de tráfego e controle de acesso.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: