26/1/202601:03:48

Nas manhãs dos dias 22 e 23/01, na cidade paulista de Promissão, aconteceu um ciclo de debates sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O evento teve como objetivo reunir agricultores e agricultoras familiares para discutir não só a PGPM como também questões sobre o Sistema de Cadastro Nacional de Produtores e Demais Agentes (SICAN) e o Programa de Vendas em Balcão (ProVB) com o objetivo de assegurar uma remuneração mínima para os produtores rurais e garantir a regularidade de abastecimento no país.
Os gerentes dos Entrepostos de Presidente Prudente (CEPRE), Cledson Mendes e São José do Rio Preto (CESJR), Adauto Roberto de Barros, estiveram presentes na reunião, além do chefe da Seção Operacional (SEOPE), João Claudio de Lima, e Luís Eduardo Vieira Pinto, chefe da Regionais II e IV da Armazenagem.
“A capacitação foi muito produtiva. É gratificante participar de iniciativas que promovem o contato direto com os produtores rurais, especialmente diante da perspectiva de fortalecer a atuação do Departamento de Armazenagem por meio de parcerias com a Conab”, disse Luís Eduardo.
Na ocasião, os gerentes e produtores presentes também discutiram possíveis parcerias entre a CEAGESP usando esses programas que foram discutidos, que podem ajudar a viabilizar a armazenagem e a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar e outras modalidades de menor escala.
“A PGPM é fundamental para combater a insegurança alimentar, além de fortalecer a agricultura familiar, sendo que a parceria entre as duas companhias será fundamental para garantir as políticas públicas direcionadas aos produtores rurais”, explicou João Claudio.
“Foi importante trabalhar essa ideia de o assentado e o pequeno agricultor se beneficiarem e acessarem essas políticas públicas com mais ênfase. Também foi discutida a ideia de fazer essa aproximação entre a agricultura familiar e a CEAGESP para realizar a comercialização das suas produções nas duas modalidades, seja vendendo para quem já comercializa no Entreposto ou ele mesmo como concessionário”, comentou Cledson sobre os assuntos que foram abordados nesses dois dias.
“O evento foi maravilhoso, Um dos assuntos tratados foi a venda pela Conab de milho dos pequenos produtores da agricultura familiar na entressafra. A única empresa com estrutura para entender as necessidades dos produtores da agricultura familiar é a CEAGESP. Por unanimidade todos entenderam que a ação só atingirá os objetivos propostos numa parceria entre Conab e CEAGESP”, comentou Adauto.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!