18/11/202411:09:58
Com a proximidade das festas do final de ano, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) realizou, na quarta-feira, 13/11, uma oficina gratuita para confecção de panetones. Promovida pela Seção de Sustentabilidade (SESUS) da Companhia, em parceria com o SENAI Barra Funda, a oficina ocorreu no restaurante dos Festivais Gastronômicos CEAGESP e, além do público em geral, teve a participação também de representantes das entidades cadastradas no Banco CEAGESP de Alimentos (BCA).
A oficina foi ministrada pelo chef Samuel Wesley, professor de Confeitaria e Panificação da Escola SENAI “Horácio Augusto da Silveira”, na unidade Barra Funda. Além dos ingredientes e do modo de preparo, foram ensinadas boas práticas e formas de evitar diversos tipos de contaminação dos alimentos. Tudo foi ensinado com foco no empreendedorismo, ou seja, para produção de panetones para venda e complemento de renda.
“O panetone é um pão tradicional natalino conhecido no mundo inteiro e altamente apaixonante. Então, por que não aproveitar esse pão de Natal para fazer uma renda extra? Vamos aprender um pouquinho mais sobre a formulação, a receita, o balanceamento, como obter um panetone fofinho e, principalmente, como obter um panetone rentável”, disse Samuel Wesley.
Foram, ao todo, 22 inscritos na oficina presencial. Entre eles estava Nara Regina, da Fraternidade Santo Agostinho, que é uma entidade do município de Mogi das Cruzes cadastrada no BCA. ‘‘Vim participar da oficina para poder aprender a fazer os panetones e presentear as nossas crianças e, quem sabe, até passar o conhecimento para as famílias’’, relatou.
Com frequência, a SESUS realiza oficinas gratuitas na CEAGESP. ‘‘O objetivo é treinar e abrir um leque maior para nossas entidades cadastradas, principalmente, para que elas saibam o que fazer com os alimentos. Agora com a chegada do final de ano, o panetone é uma ótima opção para fazer uma renda extra e reverter benefícios para as entidades’, explica Lilian Uyema, chefe da SESUS.
Além da oficina presencial, houve transmissão ao vivo pelo canal da CEAGESP no YouTube — disponível aqui. “Para quem não puder acompanhar ao vivo, o vídeo ficará gravado e disponível para todos acessarem quando e onde quiserem”, finalizou o chef Samuel Wesley.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!