Siga:

31/5/202305:01:41

CEAGESP vai celebrar seus 54 anos com evento no Entreposto de SP


A CEAGESP, empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), celebra seus 54 anos de história na próxima quinta-feira (01/06). A comemoração acontecerá no Entreposto Terminal São Paulo, localizado na Vila Leopoldina, considerado o maior entreposto de alimentos da América do Sul, por onde circulam diariamente 50 mil pessoas e 12 mil veículos.

A comemoração dos 54 anos da CEAGESP contará com presença do ministro Paulo Teixeira, do MDA, e de outras autoridades municipais, estaduais e federais. Além da solenidade de aniversário, na ocasião acontecerá a posse conjunta de Gestores paulistas do MDA, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

O evento será realizado na Tenda do Milho, no Entreposto da Capital, a partir das 9 horas, com a participação de quem frequenta e/ou trabalha na CEAGESP, além da atual diretoria da estatal: Jamil Yatim, diretor-presidente; José Lourenço Pechtoll, diretor técnico operacional; e Hamilton Ribeiro Mota, diretor administrativo financeiro.

Programação — Às 9 horas acontece a abertura com a participação da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, seguida da apresentação das crianças do projeto “Nossa Turma”. A seguir a solenidade de aniversário e a posse conjunta de Gestores Estaduais do MDA, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Após, às 11h30, haverá coletiva de imprensa e brunch para convidados.

O público em geral, a partir das 11h30, contará com diversas atrações artísticas e muitas opções gastronômicas na Praça de Alimentação. Entre os vários pratos oferecidos, serão comercializados pratos como paella e tainha — com venda antecipada de tickets no DEPEC (Departamento de Entreposto da Capital) e na COIRC (Coordenadoria de Integridade, Riscos e Conformidade) — e, ainda, degustação gratuita da famosa Sopa de Cebola da CEAGESP.

Conheça a CEAGESP — A CEAGESP surgiu em 1969 após a fusão do Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e da Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP), ambas empresas, então, mantidas pelo estado de São Paulo. Em 1997, a CEAGESP foi federalizada e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, em 2019, ao Ministério da Economia. A partir de 1º de janeiro de 2023, com a publicação do Decreto nº 11.338 do Governo Federal, passou a compor a estrutura do MDA.

Armazenagem e entrepostagem são as duas unidades de negócios distintas e complementares nas quais a CEAGESP se consolidou. Ao todo são 13 unidades armazenadoras localizadas nas cidades de São Paulo (Silo Jaguaré), Tatuí, Avaré, Palmital, Bauru, Araraquara (que conta com três unidades), Tupã, Presidente Prudente, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto e Fernandópolis. Entrepostos também são 13: na Capital (um dos maiores do mundo em volume de comercialização e de tamanho, com aproximadamente 700 mil m2 de área), São José dos Campos, Guaratinguetá, Sorocaba, Piracicaba, Marília, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, Franca e São José do Rio Preto.

É através da CEAGESP que a produção do campo, proveniente de vários estados brasileiros e de outros países, alcança a mesa das pessoas com regularidade e qualidade. Em 2022, o volume financeiro comercializado pelos entrepostos da CEAGESP, somando capital e interior, atingiu o montante de R$ 15,5 bilhões. Em quantidade, o volume comercializado pela rede de entrepostos superou 3,7 milhões de toneladas de hortifrútis, flores e pescados.

54 anos da CEAGESP
01 de junho de 2023, às 9 horas, no Entreposto de São Paulo
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina, São Paulo (SP)




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: