Siga:

26/4/202404:01:39

Evento no Vale do São Francisco tem participação da CEAGESP


Nesta semana, entre 25 e 27 de abril, acontece a “Missão Técnica Vale do São Francisco: o Vale para o mundo”, nos municípios de Juazeiro, na Bahia (BA), e de Petrolina, em Pernambuco (PE).

O diretor técnico operacional, José Lourenço Pechtoll, e o assessor técnico da Presidência, Flavio Luis Godas, representam a CEAGESP no evento que reúne dirigentes, técnicos, permissionários de centrais de abastecimento (CEASAS) de diversos estados brasileiros, comerciantes filiados à Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (BR-Brastece), além de representantes da Federação Latino Americana das Centrais de Abastecimento (FLAMA).

O evento é promovido pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN) em parceria Prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Além de mostrar o potencial da fruticultura do Vale do São Francisco, o evento marca o início das comemorações dos 40 anos do Mercado do Produtor de Juazeiro (considerado o segundo maior entreposto comercial do Brasil), e dos 50 anos da Codevasf.

A programação inclui visitas técnicas a áreas produtoras de frutas com irrigação (Projeto Público de Irrigação de Maniçoba, em Juazeiro), a empresas produtoras e exportadoras de mangas e de uvas, ao Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entre outras localidades.

Sobre o Vale do São Francisco — É uma área com cerca de 35 mil km2 e mais de 700 mil habitantes. Abrange quatro municípios do Estado de Pernambuco (Petrolina, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista) e quatro municípios do Estado da Bahia (Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho).

Os municípios de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA) são os que mais enviam frutas ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), da CEAGESP. De acordo com a Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), em 2023, Petrolina foi responsável por envio superior a 56 mil toneladas e Juazeiro por mais de 35 mil toneladas de frutas. Considerando todos municípios que fazem parte da região do Vale do São Francisco, foram mais de 105 mil toneladas de frutas enviadas ao ETSP, o que representa 6,5% do montante recebido em frutas na CEAGESP ao longo do ano.

Ainda segundo a SEDES, dentre as frutas produzidas no Vale do São Francisco, destacam-se em volume: uvas (com participação de 35,3% do total enviado à CEAGESP); manga (34,5%); melão (17%); coco verde (10%) e melancia (1,7%). As demais frutas produzidas na região, em menor volume, são: mamão, caju, maracujá, carambola, tangerina, goiaba, pitaia, romã, abacate, seriguela e limão.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: