Siga:

18/5/202305:11:17

CEAGESP engajada no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, acontece anualmente em 18 de maio. A data tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade brasileira a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Diante da importância desse tema, a CEAGESP convoca (assista aqui) seus públicos interno e externo — frequentadores, usuários, comerciantes, funcionários, entre outros —  a participarem ativamente na construção de uma agenda de ações que coloque essa pauta como prioridade para promoção, garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Precisamos nos responsabilizar individual e coletivamente e nos envolver em iniciativas que busquem o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma segura e protegida, livres de abusos e de explorações”, destaca a assistente social da CEAGESP, Leticia Mecenas.

Basta um olhar atento e conscientização para identificar violências cometidas contra menores e vulneráveis. “Considerando que temos em nosso Entreposto de São Paulo, por exemplo, uma média de 50 mil pessoas circulando diariamente, são milhares de potenciais olhares atentos que podem denunciar casos suspeitos. Devemos nos engajar mais e assim combater violências que, infelizmente, já foram identificadas e, através de denúncias, combatidas em passado recente bem próximo da gente”, lembra Mecenas.

Como denunciar?

• Conselhos Tutelares de todo o Brasil;

Para a região do Entreposto da CEAGESP em São Paulo, procure o Conselho Tutelar da Lapa:
Rua Guaicurus 1000, sala 16, Água Branca, São Paulo (SP).
(11) 3672-8409

Disque 100 ou disque denúncia local;
• Delegacias especializadas ou comuns;
• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
Disque 190.

Você sabia? — De acordo com a Campanha Faça Bonito, realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e pela Rede ECPAT Brasil, o dia 18 de maio foi escolhido porque nesta data, em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

“Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune”, diz o material de divulgação da campanha.

Neste ano de 2023, temos o marco dos 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, o que mobiliza todos a “seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade”.

Outras informações sobre a Campanha Faça Bonito estão disponíveis no site oficial facabonito.org.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: