Siga:

20/3/202303:01:39

A CEAGESP deseja um feliz Dia Nacional da Aquicultura


Parte importante do agronegócio brasileiro, a aquicultura é responsável pelo fornecimento de muitos produtos que chegam a bons preços e em grande quantidade às mesas do país. Instituído pela Lei nº 12.531/2011, 20 de março foi definido como data comemorativa para esse setor e não foi por acaso, pois refere-se à cessão dos primeiros títulos de uso de águas da União para a criação de pescado.

Tilápias, camarões de cativeiro, tambaquis, pirarucus e uma grande variedade de outros organismos aquáticos são criados para o consumo humano no Brasil. O setor vem crescendo, tendo registrado em 2022 a produção de 860.355 toneladas de peixes cultivados, aumento de 2,3% em comparação às 841.005 de 2021, conforme o Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura, da Associação Brasileira de Piscicultura.

No Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP), aproximadamente 35% daquilo que é vendido veio de criadouros. Só em janeiro deste ano chegaram 1.297.926 kg de pescados oriundos de tanques. O carro-chefe foi a tilápia, responsável por 722.599 kg e criada principalmente em São Paulo e Mato Grosso, ainda que este último estado seja mais dedicado às criações de pintado e tambaqui. Camarões vêm majoritariamente do Rio Grande do Norte, mas também há criações em Bahia, Ceará, Piauí e Sergipe. Em Minas Gerais há uma importante criação de trutas, enquanto Comum nos muitos restaurantes orientais, o salmão que abastece o Brasil é oriundo do Chile.

Desejamos aos aquicultores um feliz Dia Nacional da Aquicultura e que continuem com seu precioso trabalho.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: