5/2/201602:02:55
Profissionais do Entreposto Terminal São Paulo recebem capacitação para prevenção e combate ao Aedes aegypti
As ações para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegytpi no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) tiveram prosseguimento essa semana. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Dengue, Chikungunya e Zika.
Um grupo de 20 funcionários, de diversos departamentos, foram voluntariamente a campo, nessa quinta-feira (4/2), para distribuir folhetos de orientações e localizar pontos favoráveis ao desenvolvimento de larvas do mosquito.
Eles tiveram o acompanhamento de agentes da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Lapa/Pinheiros na operação pelas dependências do ETSP. Anteriormente a isso, houve palestra informativa para municiar a equipe com informações sobre o Aedes, as doenças transmitidas e as medidas necessárias para evitar o crescimento da epidemia.
FOCOS DE PROLIFERAÇÃO – Segundo a agente sanitária Catarina Luísa da Silva, o entreposto paulistano é considerado estratégico para a realização de ações devido à grande movimentação existente, o que pode facilitar a locomoção de insetos como o Aedes aegypti. Diariamente, circulam pelo local cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos.
No percurso realizado pelos funcionários foram identificados pontos com água acumulada, onde havia larvas. Os agentes sanitários recolheram amostras para identificação. “Basta uma lâmina d´água para o mosquito se reproduzir. Temos que prestar especial atenção aos baldes, lonas e pneus deixados ao ar livre”, disse Catarina Silva.
TAREFAS CONTÍNUAS – Dada a gravidade da situação no país, outras medidas passaram a ser adotadas pela CEAGESP, sob coordenação da Secretaria Executiva. Houve a produção e colocação de uma faixa explicativa, de 5 metros de comprimento, no Portão 3 do ETSP. Está prevista também a fixação de banners na entrada dos 12 entrepostos do interior do Estado.
Novas atividades de distribuição de materiais, orientações e de inspeção irão ocorrer, a cada 15 dias, na central de abastecimento da capital paulista. Informações serão postadas periodicamente no portal, nas redes sociais (facebook e blog) e na intranet da Companhia. O objetivo é envolver funcionários, permissionários, carregadores, compradores e o público nas ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!