28/6/202306:08:51
O gengibre é um alimento encontrado com mais facilidade nos meses de janeiro, fevereiro, maio e junho. A maior oferta coincide com as festas juninas, quando o gengibre é utilizado como um dos ingredientes importantes do quentão. Trata-se de uma bebida quente famosa e tradicional nos arraiás Brasil afora. Nas festas de São Pedro, em 29 de junho, um bom quentão tem que ter gengibre!
Conhecido como uma especiaria originária da Ásia, o gengibre é usado há mais de 3.000 anos como remédio, tempero, alimento, aromatizante e, ainda, como suplemento. Registros históricos indicam que, na Índia, era considerado um alimento caro consumido apenas por nobres. Hoje, não se preocupe, está acessível aos lares de todas as pessoas.
De acordo com a equipe de economia da CEAGESP, o quilo do gengibre foi cotado a R$ 6,31 no atacado da última segunda-feira (21/06). Embora já tenha atingido preços menores no passado — nesta mesma época, em 2022, por exemplo, estava com preço médio de R$ 3,21 o quilo —, agora, continua acessível. Pelos benefícios que proporciona à saúde, ainda pode, sim, ser considerado um alimento relativamente barato.
Embora seja mais procurado no inverno, você sabia que o gengibre também pode ser consumido no verão em chás e sucos? Também é um alimento indicado para dietas de emagrecimento, pois possui ação termogênica. Pesquisas indicam que o gengibre auxilia na aceleração do metabolismo, contribuindo, assim, para a perda de peso e redução do percentual de gordura corporal.
A ingestão diária do gengibre traz muitos benefícios à saúde por conta das vitaminas E, C, B6 e B9, além de minerais como potássio, magnésio, zinco, cálcio, selênio, ferro, cobre e fósforo. Possui ainda compostos bioativos e fitoquímicos que são anti-inflamatórios, antioxidantes, antitumorais, antidiabéticos, anticancerígenas, anti-hipertensivos, antimicrobianos, ansiolíticos e antissépticos. Auxilia também na melhora de cólicas menstruais, azias, náuseas e dores de cabeça. Atribui-se ao gengibre ainda a atuação no combate a úlceras e dores musculares, além de, popularmente, ser utilizado no combate a gripes e resfriados.
Na cozinha, seu rizoma (raiz) pode ser usado como temperos, farinha, chás, balas, conhaque, gengibeer (um tipo de cerveja de gengibre parecida com um refrigerante) e gingerbread (um tipo de biscoito que é mencionado no filme de animação Shrek). Ainda nas festas juninas, além do quentão, pode ser usado em cocadas e pés de moleque. Na culinária japonesa, o sabor marcante e picante do gengibre pode render muitas combinações deliciosas.
Para encontrar os atacadistas que comercializam gengibre no Entreposto de São Paulo, acesse o guia on-line disponível no Portal CEAGESP: ceagesp.gov.br
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!