19/3/202503:03:12
O produto destaque desta semana, de 17 a 21/03, no atacado da CEAGESP é a goiaba vermelha. A fruta foi cotada a R$3,68/kg na última segunda-feira, 17/03, sendo que, na mesma época do ano passado, a goiaba vermelha foi cotada a R$5,31/kg, apresentando uma redução média anual de -30,7% e mensal de -36,2%.
A goiaba é uma fruta originária da América do Sul e foi levada pelos navegantes europeus para as colônias africanas e asiáticas, se espalhando por todas as regiões tropicais. Faz parte da família Myrtaceae, mesma família da pitanga, da araça e do jambo. É considerada uma fruta nativa brasileira e seu nome vem de coyab, que significa “sementes aglomeradas”, em tupi.
Variedades. A variedade tailandesa ou suprema é a mais comercializada no mercado, com frutos grandes, de formato oblongo, casca rugosa de cor que varia de verde à amarela e polpa de coloração vermelha intensa, sabor suave, doce e suculenta, com textura macia. Há também a variedade paluma, com polpa vermelha intensa, sabor acentuado e frutos com peso entre 140 e 250 gramas e, em menor volume de comercialização. Já a variedade Pedro Sato, de formato ovalado, grande, polpa firme e rosada, sempre com bastante sementes, que são comestíveis. Sua casca pode variar de verde a amarelada e seu cheiro é bem característico, facilmente identificável.
A goiaba vermelha é reconhecida por seu alto valor nutricional, rica em vitamina C, cujo teor chega a ser de 6 a 7 vezes maior do que nos frutos cítricos, fonte de vitamina A e B, rica em fibras alimentares e em licopeno, antioxidante que ajuda a proteger o corpo contra danos celulares, prevenindo vários tipos de cânceres e outras doenças degenerativas.
Pode ser consumida in natura ou como ingrediente principal na produção de doces, compotas, geleias, sucos, néctares, polpas congeladas e sorvetes. É utilizada também na preparação de iogurtes, gelatinas, e no famoso doce de goiabada, muito apreciado pelos brasileiros.
Para realizar bons negócios, consulte no Guia CEAGESP as empresas que comercializam goiaba vermelha no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!