Siga:

20/9/201609:11:26

Goiaba vermelha é fonte de fibras e antioxidantes que previnem o envelhecimento


A goiaba é uma fruta de sabor agridoce muito versátil na cozinha, podendo entrar no preparo de receitas doces, como compotas, geleias e conservas, e salgadas, como ingrediente de molhos ou assados como acompanhamento de carnes. Apesar de no Brasil o consumo maior ser das variedades branca e vermelha, ela pode ser encontrada ainda com a polpa amarela e rosa. Considerada uma fruta nativa da América tropical, ela também é muito cultivada e apreciada na Ásia e África, onde é consumida tanto ao natural como cozida.

Fonte de fibras – principalmente na casca, a goiaba é indicada para quem quer perder peso, por possui poucas calorias e ainda ajudar a intestino a funcionar melhor. A variedade vermelha é a única que possui licopeno, substância que protege a pele contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo o envelhecimento precoce, previne contra o câncer de próstata e aumenta a imunidade do organismo.

De todas as variedades, a goiaba vermelha é a que possui mais proteínas, além de pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, tornando-a muito indicada para pessoas com diabetes. Ainda é indicada para fortalecer ossos e dentes, pela presença de cálcio, e ajuda na conservação das artérias, afastando diversos tipos de doenças, como o excesso de colesterol e pressão alta.

Na hora de comprar, escolha as frutas de casca firme, sem feridas ou manchas. Pode ficar fora da geladeira por mais de uma semana, e por mais de 20 dias na geladeira na parte mais baixa. Para fazer suco de goiaba, calcule dois copos de água por fruta, e adoce a gosto. Para aproveitar melhor suas propriedades, bata no liquidificador com a casca. Vai bem também com saladas de folhas verdes e no preparo de massas de tomate, pois ela ajuda a cortar a sua acidez. Na indústria, entra como ingrediente no preparo de ketchup e molhos para macarrão.

Esta semana, as nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos estão sugerindo uma receita que aproveita a fruta em sua totalidade: é o pudim de goiaba com casca, confira!

Aqui na CEAGESP, a goiaba vermelha pode ser encontrado ao longo do ano, principalmente nos meses de janeiro a abril. Em 2015, cerca de 10 mil toneladas deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), provenientes principalmente das cidades paulistas de Vista Alegre do Alto, Valinhos, Campinas, Monte alto, Pirangi e Paranapanema. No dia 19 de setembro, a fruta estava sendo comercializada a R$ 3,85 o quilo (preço médio no atacado).

Mas não é somente a goiaba vermelha que está com o preço em conta essa semana. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: