Siga:

14/10/202510:05:52

Holandeses conhecem um pouco da grandiosidade da CEAGESP em São Paulo


Um grupo de 27 produtores de frutas, batatas e laticínios, de várias regiões da Holanda, visitou o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), nesta terça-feira, 14 de outubro. A viagem, organizada pela Agro Reizen, agência de turismo holandesa especializada em agro, contempla atrações turísticas e pontos de interesse em agronegócios.

Não à toa, a primeira visita técnica do grupo, que chegou a São Paulo, direto da Holanda, no dia anterior, foi justamente à Ceagesp. Recepcionados com um café da manhã, na Cozinha Experimental Ceagesp, os visitantes acompanharam atentamente à apresentação sobre a maior central de abastecimento da América do Sul, conduzida pela engenheira de alimentos Cristina Dini Staliano, lotada no Centro de Qualidade Hortigranjeira da Ceagesp.

Os holandeses se surpreenderam com os números gigantescos de volume financeiro e de comercialização de produtos no ETSP, além dos detalhes sobre a operação e funcionamento do mercado. O interesse e a curiosidade do grupo na comercialização de frutas, legumes e verduras não diminuíram durante a visita técnica ao mercado.

Frutas pelo caminho

Nos corredores dos pavilhões de frutas do ETSP, o grupo fez questão de conhecer de perto a variedade e a qualidade de produtos oferecidos pelos comerciantes da Ceagesp. Sempre muito simpáticos e interessados, interagiram com alguns donos de boxes e seus funcionários, com carregadores, além de experimentaram frutas, fizeram perguntas a respeito dos produtos, ficaram atentos às embalagens e a outros detalhes dos itens que encontravam.

Em direção ao Mercado Livre do Produtor (MLP), o grupo percorreu várias ruas do entreposto. Ao longo do caminho, os visitantes fotografaram e filmaram tudo o que despertou curiosidade. Novamente se encantaram a cada carga e descarga de frutas que observaram pelo percurso. O destaque foi para caminhões de abacaxis e coco verde, com os holandeses querendo saber a respeito da origem do transporte, além de outros detalhes das cargas.

Já no MLP, ainda conseguiram observaram um pouco do início da comercialização de hortaliças. Quando chegaram ao local, o espaço ainda estava em transição, começando a ser abastecido com hortaliças, haja vista, o pouco tempo da finalização da Feira de Flores, que ocorre no mesmo local, da noite de segunda para a manhã de terça-feira.

Batatas

De lá, o grupo foi conduzido a um setor da companhia de especial interesse para eles. “Holandeses produzem e comem muita batata”, brincou Jantien Glas, guia holandesa radicada no Brasil, exibindo um pacotinho de batatas fritas que recebera de brinde no setor. “Eles adoraram a visita, que foi muito boa. A gente sempre recomenda a Ceagesp”, diz. Além de Jantien, os visitantes também tiveram o suporte de Karina Weber, guia que acompanha o grupo desde a Holanda.

Após a visita ao ETSP, os holandeses foram ao Mercadão, na região central da cidade, para experimentar o famoso sanduíche de mortadela. Na sequência, seguiram viagem à Holambra (SP). A estada no Brasil prevê ainda cidades do Paraná, como Castro, Castrolândia e Foz do Iguaçu. Os produtores holandeses têm ainda viagem programada às cidades do Rio de Janeiro e Paraty (RJ) antes do regresso à Europa.

Durante todo o deslocamento pela Ceagesp, os visitantes contaram com o apoio da Segurança, para garantir o deslocamento seguro no mercado, e da Seção de Controle de Mercado, indicando os setores de interesse do grupo. A visita foi organizada pela Governança e com o suporte da Comunicação da Ceagesp.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: