Siga:

10/11/202311:02:19

CEAGESP participa do III Encontro da Rede Brasileira de Banco de Alimentos


Iniciado na segunda-feira, 06/11, e encerrado na quarta-feira, 08/11, o III Encontro da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA) foi realizado em Brasília, tendo seu ciclo sediado no Teatro SESC Garagem. Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o evento reuniu representantes de bancos de alimentos públicos e privados e de organizações da sociedade civil, além das centrais de abastecimento e o Comitê Gestor da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (CGRBBA).

“A reunião foi um importante momento para observar as dinâmicas que permeiam a relação dos bancos de alimentos com o Estado e com o público-alvo das doações”, conta Luiz Bambini, assessor da Diretoria Técnica e Operacional (DIOPE). Para tal, foram realizadas palestras temáticas, apresentação de experiências por parte dos expositores e a realização de um trabalho em grupo para apontar soluções aos desafios enfrentados por esse tipo de entidade. O destaque no evento foi a exposição das experiências dos bancos de alimentos da CeasaMinas e das Ceasas cearense, paraense e paranaense.

“Foi um encontro bem democrático e permitiu contribuirmos para construção de um desenho novo e atualizado com novas perspectivas para tantos bancos de alimentos”, conta Lilian Uyema Mateus, chefe da Seção de Sustentabilidade (SESUS). “Cada banco de alimentos presente falou de seus principais gargalos, propôs soluções e trouxe ideias para que se regulamente de forma mais sólida e se proporcione condições melhores para que esse tipo de entidade desempenhe seu papel em sua máxima eficiência”, completa.

Por parte da CEAGESP, foi mostrado o futuro. “Pudemos mostrar a nova proposta com um layout inovador do nosso Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) e falar dos nossos objetivos para o ano que vem”, explica Lilian. “Entendo que o caminho são as políticas públicas para as adequações que o futuro pede aos bancos de alimentos”, explica

Durante o ciclo de eventos, houve a assinatura de um termo entre o MDS e a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) para cooperação mútua via transferência tecnológica e apoio em relações institucionais. Encerrando as atividades, foram apresentados os resultados do trabalho do Comitê Geral da RBBA. Entre as propostas, está a de revisar os critérios para adesão à RBBA e aspectos da legislação a esse respeito.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: