25/6/202506:08:10

Adolescentes com idades entre 14 e 15 anos estiveram na CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) na manhã desta terça-feira, 24/06, para entrevistar o diretor-presidente José Lourenço Pechtoll. Os estudantes fazem parte de um projeto chamado Imprensa Jovem, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Josué de Castro, localizada no Jardim Marisa, bairro próximo ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).
“Imprensa jovem é uma política pública que tem na Prefeitura de São Paulo, em que as escolas têm a possibilidade de criar uma agência de notícias para os estudantes. É um projeto que trabalha com um grupo de estudantes para aprendizagem em jornalismo. Os alunos são convidados a fazer pesquisas, roteiros, fotografias, gravações e edições dos vídeos. Trabalhamos o ano inteiro também a questão de educação midiática e o combate às fake news”, explica o professor Leonardo Cardeal da Costa.
Os jovens são alunos do 9° ano e fazem parte de um projeto de Educomunicação, que é desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome, que tem sede na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).
“A nossa escola se chama Josué de Castro (que foi um médico, professor e nutrólogo brasileiro ativista no combate à fome). Conseguimos, então, fazer uma parceria com a USP para trabalhar a alimentação saudável e o combate à fome. Como nossa escola está próxima da CEAGESP, queríamos trazer os estudantes para conversar com alguém sobre essas questões”, complementa o professor.
As estudantes Marina Amorim e Sophia Festa conduziram a entrevista com o diretor-presidente José Lourenço Pechtoll. Enquanto questionavam o porta-voz da CEAGESP, os demais colegas faziam a captação da entrevista em fotos e vídeos. Outros estudantes também fizeram algumas perguntas.
Os questionamentos foram importantes para que todos pudessem conhecer melhor a maior central de abastecimento da América do Sul e, também, as iniciativas sociais e sustentáveis da CEAGESP, que é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
“Acho muito importante esse projeto, pois aprendemos que ser saudável não é algo caro. Geralmente os jovens comem muitos alimentos ultraprocessados, então é importante explicar o que é comer bem. Vindo aqui (na CEAGESP), conseguimos essas informações e, depois, compartilhamos com toda a comunidade escolar”, resumiu a jovem Mariana Lunes Dias.
De acordo com a professora Claudiane Ferreira da Silva, que leciona a disciplina de História, a visita é importante para ampliar a visão dos estudantes sobre a central de abastecimento. “A CEAGESP é um lugar que recebe alimentos do país inteiro e a visita é importante para os estudantes terem essa dimensão, de que esse espaço tem frutas e verduras do Brasil inteiro e até produtos de outros países. Daqui sai o alimento que abastece a região, os mercados. E, quando pensamos em alimentos saudáveis, temos a CEAGESP como referência”, destaca.
Além da entrevista, os visitantes também percorreram áreas administrativas da CEAGESP e conversaram com o diretor técnico operacional Luiz Silveira Rangel. Em seguida, realizaram uma caminhada técnica pelo entreposto da capital.
O professor Josué de Castro, que dá nome à EMEF localizada no Jardim Marisa, nasceu em Pernambuco, em 1908. Formado em medicina e filosofia, foi um dos grandes nomes do país no combate à fome. Faleceu em 24 de setembro de 1973, aos 65 anos, deixando um grande legado.
No ano passado, durante a Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro, o nome de Josué de Castro foi mencionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em discurso na abertura do evento.
“A fome e a pobreza não são resultado da escassez ou de fenômenos naturais. A fome, como dizia o cientista e geógrafo brasileiro Josué de Castro, ‘a fome é a expressão biológica dos males sociais’. É produto de decisões políticas, que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade. O G20 representa 85% dos 110 trilhões de dólares do PIB mundial. Também responde por 75% dos 32 trilhões de dólares do comércio de bens e serviços e dois terços dos 8 bilhões de habitantes do planeta. Compete aos que estão aqui em volta desta mesa a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade”, disse Lula na ocasião.
Josué de Castro, em 1946, fundou o Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil, que, hoje, é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Depois, essa instituição tornou-se o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC). Também foi presidente da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) por dois mandatos, em 1951 e 1955. Entre suas obras, destacam-se O problema da alimentação no Brasil (1933), Geografia da Fome (1946) e Geopolítica da Fome (1951).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!