1/9/201609:11:21
Por determinação do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), ligada à Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, foi interditado o comércio e consumo de moluscos bivalves (animais marinhos que possuem duas conchas) como ostras, mexilhões, mariscos e berbigões provenientes das regiões costeiras de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, devido à ocorrência do fenômeno conhecido como Maré Vermelha no litoral sul e sudeste do país. A medida cautelar foi estendida para todo o Estado de São Paulo por tempo indeterminado.
No Frigorífico São Paulo (FRISP), que funciona dentro do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), os atacadistas de pescados e frutos do mar já foram alertados sobre a proibição de comercialização dos moluscos bivalves, com a comunicação e distribuição do comunicado oficial do CVS entre os permissionários do FRISP. Segundo o órgão de saúde, a medida será mantida em sua íntegra, ou parcialmente, até que os níveis da Maré Vermelha estejam em níveis aceitáveis.
O fenômeno da Maré Vermelha se refere ao aumento da floração de algas com potencial tóxico de espécies como a microalga Dinophysis acuminata, que possuem toxinas que podem causar diarreia. Análises feitas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostram o ocorrência da Maré Vermelha no litoral paulista, assim como no Paraná, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!