Siga:

1/9/201609:11:21

Interditada venda de moluscos bivalves na CEAGESP


Por determinação do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), ligada à Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, foi interditado o comércio e consumo de moluscos bivalves (animais marinhos que possuem duas conchas) como ostras, mexilhões, mariscos e berbigões provenientes das regiões costeiras de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, devido à ocorrência do fenômeno conhecido como Maré Vermelha no litoral sul e sudeste do país. A medida cautelar foi estendida para todo o Estado de São Paulo por tempo indeterminado.

No Frigorífico São Paulo (FRISP), que funciona dentro do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), os atacadistas de pescados e frutos do mar já foram alertados sobre a proibição de comercialização dos moluscos bivalves, com a comunicação e distribuição do comunicado oficial do CVS entre os permissionários do FRISP. Segundo o órgão de saúde, a medida será mantida em sua íntegra, ou parcialmente, até que os níveis da Maré Vermelha estejam em níveis aceitáveis.

O fenômeno da Maré Vermelha se refere ao aumento da floração de algas com potencial tóxico de espécies como a microalga Dinophysis acuminata, que possuem toxinas que podem causar diarreia. Análises feitas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostram o ocorrência da Maré Vermelha no litoral paulista, assim como no Paraná, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: