16/4/201504:12:53
Já ouvir falar em “melão de São Caetano” ou “pepino com espinhos’”? Essas são as denominações populares que o nigagori recebeu aqui no Brasil, quando chegou em terras brasileiras.
O nigagori possui características peculiares: formato cilíndrico, cor verde amarelada e com espinhos moles em toda sua superfície. Quando maduro, apresenta sementes grandes, vermelhas e comestíveis. Nessa fase, o legume apresenta sabor amargo suave e textura macia, agradando o paladar de adultos e crianças.
De origem asiática, o nigagori foi trazido para América Latina pelos escravos vindos da África. Na época consumiam o legume e usavam suas folhas para confecção de chás que serviam como remédio natural para abaixar a febre e aliviar dores musculares, já que contém propriedades analgésicas. Além disso, ele é também considerado desintoxicante, laxante, purgativo e cicatrizante.
O nigagori pode ser encontrado no tradicional Varejão Noturno aqui da CEAGESP, todas as quartas-feiras, das 14h às 22h na Praça da Batata – entrada pelo portão 7 da Avenida Doutor Gastão Vidigal 1946.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!