16/10/202510:02:36

Cotada a R$ 12,00/kg na última segunda-feira, 13/10, a jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é o produto destaque da semana no atacado da CEAGESP. Nativa do Brasil e especialmente presente na Mata Atlântica, este produto apresentou uma redução média anual de 15,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foi cotada a R$ 14,21/kg. Na comparação mensal, a queda foi de 21,5%.
Com o nome originário no Tupi îabutikaba, é um fruto da família Myrtaceae, a mesma de pitanga, uvaia, cambuci e grumixama. É uma espécie cauliflora, na qual os frutos crescem diretamente do tronco e ramos principais da planta, e suas árvores são de pequeno porte, podendo crescer de 3 a 6 m de altura. De acordo com o ciclo da planta, a frutificação pode ocorrer entre os meses de agosto e setembro.
No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), são comercializadas as variedades Sabará e Paulista, que apresentam frutos pequenos e de formato esférico (2 a 3 cm de diâmetro), com o peso variando entre 3 a 8 gramas por fruto. A casca é fina e sua cor, de roxo-escura a preta, dependendo da maturação. Sua polpa é branca, translúcida, com textura gelatinosa e sabor doce e aroma agradável, sendo ideal para consumo in natura.
Fruto popular no Brasil, possui diversos usos para a indústria. Na culinária pode ser consumida em geleias, sucos, licores e sorvetes. Já nas indústrias farmacêutica e de cosméticos, é usada sua casca, que possui adstringência, para o tratamento de diarreias e irritações na pele. Na medicina, é utilizada como componente nos remédios de asma e outras doenças.
Considerado um alimento funcional, destaca-se pelo alto teor de vitamina C e polifenois, como as antocianinas, antioxidantes que combatem os radicais livres concentrados na casca, que também é fonte de minerais como cálcio, fósforo e potássio. Além disso, possui alto teor de fibra solúvel, como a pectina, responsável por auxiliar no funcionamento do intestino e na redução de colesterol.
Com os períodos de maior oferta compreendendo os meses de agosto a outubro, em 2024, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) comercializou 1.761,29 toneladas de jabuticaba. A principal origem do produto é o estado de São Paulo (99,8 %) e isso se reflete no ranking por municípios, todo paulista:
MUNICÍPIOS QUE MAIS COMERCIALIZAM JABUTICABA NA CEAGESP
| Posição | Município | Estado | Toneladas | Participação sobre o total |
| 1 | Casa Branca | SP | 483 | 27,4% |
| 2 | Araçoiaba da Serra | SP | 427 | 24,3% |
| 3 | Itobi | SP | 211 | 12,0% |
| 4 | Aguaí | SP | 177 | 10,1% |
| 5 | Guararema | SP | 146 | 8,3% |
| 6 | Lavínia | SP | 97 | 5,5% |
Para fazer bons negócios, consulte os comerciantes de jabuticaba no Guia CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!