13/6/202506:06:16
“Como os japoneses, temos muita coragem e isso é o que faz com que a gente encare os desafios e façamos as coisas que as pessoas esperam que realizemos”, discursou José Lourenço Pechtoll, diretor-presidente da CEAGESP, na reinauguração do Jardim Japonês, realizada hoje, 13/06. A exemplo da cultura japonesa, foi também oportunidade de celebrar a memória daqueles que não mais estão presentes entre nós. “Agradeço de coração à família do Jamil Yatim, representada aqui por sua esposa, Regina, e a filha, Jamile, nos dando força e coragem neste momento”, completou Pechtoll durante a reinauguração do Jardim Japonês, parte das programações da 34ª Mostra Japão e dos 56 anos da Companhia.
Entre as obras realizadas nessa parte do Entreposto Terminal São Paulo, o paisagismo foi refeito, com plantio de mudas de cerejeira, árvore-símbolo do Japão, bem como a grama foi replantada e foi feito um “tapete” de pedras brancas, estrutura comum em jardins japoneses ao longo do mundo. Além disso, a estrutura recebeu nova decoração, composta por elementos típicos da cultura nipônica, como o portal inspirado em templos xintoístas e estátuas como as do daruma (representando o monge budista Bodidarma, fundador do zen-budismo), o casal de shisa (leões de pedra que na cultura da ilha de Okinawa servem para afastar espíritos malignos) e a kokeshi (boneca dada a crianças como forma de desejar boa sorte e proteção).
“Espero que o jardim seja muito bem usado por quem circula aqui na CEAGESP e é também uma forma de agradecimento à colônia japonesa pelo trabalho que sempre realizou aqui dentro desta cidade do abastecimento”, discursou Pechtoll aos presentes. “O Jardim Japonês tem um significado muito importante para nós, brasileiros nikkeys. Simboliza a luta dos nossos antepassados, do processo da produção agrícola, pessoas que trabalham de sol a sol que, em conjunto com o abastecimento, fazem chegar o alimento saudável para a mesa brasileira”, conta Oswaldo Koga, comerciante que opera no ETSP e integrante da comissão que tornou possível a vinda da Mostra para a matriz da Companhia.
Inaugurado em 1967 por Akihito e Michiko, à época, respectivamente, príncipe e princesa herdeiros do trono do Japão, o Jardim Japonês fica localizado em frente ao prédio da Diretoria da CEAGESP.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!