Siga:

3/5/202305:01:50

Conheça os benefícios do limão taiti, produto destaque da semana (02/05)


O limão taiti, produto destaque desta semana, foi cotado em 02/05 a R$ 1,62/kg, preço médio de atacado. Seus meses mais fortes, aliás, estão no período entre dezembro e maio.

Fruta híbrida de limão-siciliano e lima-da-pérsia, teve seu cultivo comercial inicialmente feito no estado americano da Califórnia por volta de 1875. Como as sementes vieram do Taiti, ilha da Polinésia Francesa localizada no Oceano Pacífico, é por esse motivo que é conhecido por tal designação. No Brasil, seu cultuvo teve impulso principalmente a partir da década de 1970, na esteira do impulso do agronegócio.

Limão mais popular no Brasil, sua presença acaba sendo mais comum em limonadas, tempero de salada e como componente da tão conhecida caipirinha. Na cozinha também serve para temperar peixes, carnes e aves, além de fazer parte de receitas de bolos e doces. Outros usos são menos conhecidos, como o de espetar cravos-da-índia em uma metade da fruta para gerar odor que afasta insetos.

Entre seus benefícios, além o de ser um fonte de vitamina C como ocorre em outros cítricos, é também rico em vitaminas A, B1, B2, B3 e B5, além de minerais como ferro, fósforo, zinco, magnésio e potássio. Fonte de fibras, é rico em antioxidantes como os flavonoides. Seu sumo alcaliniza-se no estômago e ajuda a aliviar azias. Em sua casca há um óleo essencial, o limonemo. Para a saúde, tem ações antibactericida e antiviral.

Ao longo de 2022, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 121.418,28 toneladas do produto. Em um ranking todo paulista, Itajobi foi a líder, com 31.066,10, com uma bela vantagem sobre a vice-líder Vista Alegre do Alto (17.387,48), pódio fechado por Paranapuã (12.553,33). O ranking foi fechado por Cândido Rodrigues (7.035,55) e Monte Alto (6.584,65).

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de limão taiti no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: