Siga:

5/2/202602:02:32

Limão taiti é o produto destaque da semana (02 a 06/02) e não é um limão verdadeiro


Nesta semana (02 a 06/02), o limão taiti (Citrus latifolia) é o produto destaque da semana, tendo sido cotado no atacado da Ceagesp a R$ 1,87/kg, o que significa uma redução média anual de 9,7% e, na comparação mensal, a redução média é de 32,0%. Porém, ele não é um limão verdadeiro.

Cultivado desde o século passado nos Estados Unidos, é na verdade uma lima ácida e uma hipótese para sua origem estaria em sementes vindas do Taiti, arquipélago da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico.

No Brasil, é uma das espécies cítricas de maior importância comercial. Ficou conhecidoi como “limão” no mercado nacional a exemplo de outras espécies do gênero Citrus devido ao sabor marcadamente , quase sem a percepção do gosto doce pela língua humana.

Limão ou não, é ingrediente de limonadas, tempera saladas e sempre faz parte da tão conhecida caipirinha. É componente de receitas de doces, é usado no preparo de peixes, carnes e aves. Quando se espeta cravo-da-índia em uma metade dessa fruta, é gerado um odor que afasta insetos.

Em termos nutricionais, tal qual outros cítricos, seu benefício mais conhecido é a vitamina C, com propriedades antioxidantes e fortalecedoras do sistema imunológico, além de favorecer a absorção do ferro, que é também um mineral no qual é rico. Além disso, contém vitaminas A, B1, B2, B3 e B5, sendo também fonte de minerais como fósforo, zinco, magnésio e potássio. Possui flavonoides, que ajudam a combater radicais livres e evitar envelhecimento precoce.

Seu formato esférico de tamanho médio é facilmente identificável, bem como sua casca verde ligeiramente rugosa e polpa verde esbranquiçada. O limoeiro dessa variedade se dá bem em regiões com muita umidade relativa do ar e temperaturas entre 28 e 32ºC, significando estar bem adaptado ao clima tropical.

Frutificando o ano todo, seu período entre a floração e a colheita é de quatro meses entre floração e colheita, desde que tenha temperaturas altas e água abundante, com o cultivo devendo ser realizado no outono e na primavera para os frutos ficarem mais suculentos. Em termos comerciais, seus meses de maior oferta vão de dezembro a janeiro e, em 2025, 113.288,88 toneladas do taiti deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo, com 99,4% delas vindas do território paulista.

 

MUNICÍPIOS QUE MAIS COMERCIALIZAM LIMÃO TAITI NA CEAGESP

 

PosiçãoMunicípioEstadoToneladasParticipação sobre o total
1ParanapuãSP20.32417,9%
2ItajobiSP20.09017,7%
3Vista Alegre do AltoSP12.54011,1%
4Santa AdéliaSP6.9736,2%
5PindoramaSP6.5725,8%
6SalesSP5.3794,7%

 

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de limão taiti no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2026 o Mês de:

Veja também o Ano de: