Siga:

27/6/202406:04:06

Conheça os benefícios do mamão Havaí, produto destaque da semana (24 a 28/06) no atacado na CEAGESP


O mamão Havaí, também conhecido como papaia, é o produto destaque da semana no atacado da CEAGESP. Uma das frutas mais comuns em quase todos os países da América Tropical, foi cotada pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) na segunda-feira, 24/06, a R$ 3,02/kg. Na mesma época do ano passado, este produto foi cotado a R$ 5,40/kg, significando uma redução média anual de 44,1%.  Comparado ao mês passado, a redução foi de 50,4%.

Pertencente à família Caricaceae, o mamão cultivado comercialmente (Carica papaya L.) é nativo do sul do México e regiões da América Central. Com as navegações, os espanhóis o foram espalhando pelo mundo e estima-se que a fruta chegou ao Brasil em 1587.

O estado de São Paulo foi um dos maiores produtores nacionais de mamão até meados da década de 1970, até a ocorrência endêmica da virose mancha-anelar, conhecida como mosaico. Com a eliminação da maioria dos plantios paulistas de mamoeiro, a cultura migrou para o nordeste do Pará, extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

As cultivares mais exploradas no Brasil são classificadas em dois grupos, conforme o tipo de fruto: Solo e Formosa. As variedades do grupo Formosa (ex.: Tainung nº 1) são adequadas à comercialização no mercado interno, enquanto as do grupo Solo são para mercado interno e externo.

A Sunrise Solo é cultivar procedente da estação experimental do Havaí (EUA), sendo conhecida por Havaí, papaia ou Amazônia, enquanto a Improved Sunrise Solo Line 72/12, também do Havaí e conhecida por mesmo nome, é amplamente disseminada nas regiões produtoras do Espírito Santo, sendo uma variedade que foi melhorada pela Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária, hoje conhecida por Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Os frutos são piriformes ou arredondados, comprimento médio de 16 centímetros, diâmetro de 9 cm, massa entre 400 e 600 gramas, casca lisa, firme e com cavidade interna estrelada, textura firme, tamanho uniforme e polpa laranja-avermelhada. Com excelente sabor, bom padrão comercial e indicado para consumo in natura, a fruta é constituída, aproximadamente, de 85% de água.

Além de ser uma das frutas mais nutritivas e populares do mundo, possui diversos benefícios:

  • Ele é recomendando às gestantes, pois possui folato (correspondente natural do ácido fólico);
  • Contém licopeno, que ajuda na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e câncer;
  • Rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino;

Planta tipicamente tropical, vigorosa, apresenta crescimento regular e produz frutos de excelente qualidade em lugares de bastante insolação, com temperaturas entre 22 a 28 °C. A planta demanda bastante água para seu desenvolvimento adequado, chegando a uma altura média de 2 metros e diâmetro do caule de 8 a 9 cm. A floração tem início com 3 a 4 meses de idade e o início de produção é a partir do oitavo ao décimo mês após o plantio, podendo produzir até 40 toneladas por hectare.

Em 2023, foram comercializadas no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 84.627 toneladas do produto. As principais origens dessa fruta foram os estados da Bahia, com 72%, Espirito Santo com 22,3%, Rio Grande Norte, com 1,9%, e Paraíba, com 0,8%.Os municípios  com maior volume de entrada, em toneladas, são:

Prado (BA) (21.668,19, ou 25,6%)

Alcobaça(BA) (8.740,10, ou 10,3%)

Nova Viçosa (BA) (6.944,10, ou 8,2%)

Linhares (ES) (6.544,33 ou 7,7%)

Itabela (BA) (6.536,83, ou 7,7%)

Teixeira de Freitas (BA) (6.419,78 ou 7,6%)

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de Mamão Havaí no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: