23/1/202501:02:37
O produto destaque desta semana (20 a 24/01) no atacado da CEAGESP é o mamão Havaí, popularmente conhecido por papaia. Cotado em 20/01, segunda-feira, a R$ 2,88/kg, ele apresentou uma redução média anual de 31,8%, pois na mesma época do ano passado foi cotado a R$ 4,22/kg. Já a redução mensal é de 23,0%, segundo a Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES).
O mamão (Carica papaya L.) é uma fruta tropical pertencente à família Caricaceae, originária do sul do México e América Central, e introduzida no Brasil em 1587. Até a década de 1970, São Paulo foi um dos maiores produtores nacionais, mas a virose mancha-anelar, conhecida como mosaico, fez com que a cultura migrasse para o nordeste do Pará, o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. Amplamente cultivado em países da América tropical, no Brasil as principais variedades são as do grupo Solo (destinadas ao mercado interno e externo) e do grupo Formosa (voltadas para o mercado interno).
As cultivares Sunrise Solo e Improved Sunrise Solo Line 72/12, originárias do Havaí, são as mais comuns no Espírito Santo. O mamão papaia tem frutos arredondados ou piriformes, com casca lisa e polpa laranja-avermelhada, destacando-se pelo sabor, qualidade e valor nutricional. A fruta é rica em água (85%) e contém licopeno, vitamina C e folato, sendo benéfica para a saúde, especialmente para gestantes. O licopeno tem propriedades antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças como câncer e diabetes. Além disso, é uma excelente fonte de fibras e papaína, uma enzima que favorece a digestão e é utilizada na indústria farmacêutica, têxtil, de cosméticos e alimentícia.
Planta tropical que exige temperaturas entre 22 e 28°C e alta umidade, o mamoeiro é vigoroso e se desenvolve bem em locais com boa insolação. A planta pode atingir até 2 metros de altura e 8 a 9 cm de diâmetro no caule, necessitando de grande quantidade de água para um bom crescimento.
No ano de 2024, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) comercializou aproximadamente 87 toneladas de mamão Havaí, tendo como período de maior sazonalidade os meses de outubro a novembro. Suas principais origens os estados de Bahia (67,5%), Espírito Santo (30,7%), São Paulo (1,1%) e Paraíba (0,3%). Essa prevalência baiana reflete-se no ranking de municípios (toneladas):
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de mamão Havaí no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!