Siga:

11/5/202105:12:25

Mamão Havaí é o produto destaque da semana (11/5)


Também conhecido como papaia, de onde vem seu nome científico Carica papaya , o mamão havaí é o nosso produto destaque da semana. Reza a lenda que este tipo de mamão chegou ao Brasil por meio de um missionário japonês que morava no Pará e viajou para o Havaí (EUA) para uma missão religiosa. Lá, ele teve contato com a fruta de menor tamanho e mais doce do que os que ele conhecia no Brasil.

Na CEAGESP, maior central de abastecimento da América Latina, as primeiras frutas chegaram com o nome de mamão Amazônia, depois como mamão do Pará. Hoje, os maiores estados produtores são Bahia e Espírito Santo e além do havaí, também temos o mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.

Muito popular no café da manhã e para auxiliar no bom funcionamento do intestino, a fruta é rica em vitamina C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
Também possui vitamina A, sais minerais como o cálcio, fósforo e potássio, que ajudam para a saúde da pele, dos cabelos, das unhas e da visão. E mais: facilita a digestão, ajuda no funcionamento do sistema nervoso, ajuda na perda de peso e evita o envelhecimento prematuro.

Na hora do consumo, opções não faltam: pode ser in natura, desidratado e na forma de sucos, vitaminas e salada de frutas, inclusive em pequenas quantidades para os bebês. Nutricionistas recomendam uma fatia da fruta diariamente, que também pode ser congelada para facilitar o preparo no dia a dia.

Sobre o consumo total da fruta, especialistas afirmam que as sementes e as cascas também podem ser consumidas, pois são preciosas fontes de fibras, nutrientes que ajudam a regular o intestino, garantem saciedade e auxiliam no controle do colesterol. As sementes podem ser usadas em saladas, vitaminas e em granolas e as cascas em sucos, bolos ou como petiscos naturais.

Mamão Havaí no Entreposto da Capital

Em 2020, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 91.517 toneladas de mamão havaí, vindos principalmente das cidades de Prado (BA), Linhares (ES), Itabela (BA), Nova Viçosa (BA), Mucuri (BA) e Eunápolis (BA). Os meses mais fortes são de setembro a fevereiro. O preço médio praticado no atacado em 10/05/21 foi cotado a R$ 2,11.

Para consultar os preços cotados nas semanas anteriores clique aqui.

Procurando quem vendo mamão havaí no atacado, consulte o GUIA CEAGESP aqui.

No varejo, podem ser encontrados em nossos Varejões. Consulte sobre dias e horários aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: