Siga:

25/8/201508:11:14

Mandioca é a dica de compra dessa semana (25/8)


Raiz versátil é comercializada ao preço médio de R$ 0,92 o quilo, no atacado do Entreposto Terminal São Paulo

Nessa semana (25/8), a dica de compra sugerida pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP é uma raiz: a mandioca.

Fonte de fibras e isenta de glúten – qualidade que a faz não pesar tanto na digestão –, ela carrega versatilidade no nome, nas condições de plantio e nas formas de preparo.

Dependendo da região, é chamada de aipim, macaxeira, maniva, uaipi ou xagala. Não há tempo ou terra ruim para essa raiz.

Em 2014, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) mais de 27 mil toneladas do produto, provenientes das cidades paulistas de Capela do Alto, Mogi Mirim, Alambarí e Arandu.

No atacado do entreposto paulistano, a mandioca pode ser encontrada ao preço médio de R$ 0,92 o quilo. O período de maior safra vai de abril a setembro.

“PÃO DA TERRA” – A raiz constitui um dos principais alimentos energéticos para cerca de 700 milhões de pessoas. Mais de 100 países cultivam a mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).

Entre as diversas formas de preparar o alimento, a equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos sugere um receita tradicional, bem conhecida da maioria das pessoas e que, para quem gosta, é muito saborosa: Bolo de Mandioca.

Sua importância era tanta nos tempos coloniais que o padre José de Anchieta a batizou como o “pão da terra”. Citada na carta de Pero Vaz de Caminha, ela acabou adotada pelos portugueses.

“RAINHA DO BRASIL” – “Não fosse sua presença, a ocupação das terras brasileiras teria sido mais difícil”, diz o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Joselito Motta. Não à toa, o historiador Luís da Câmara Cascudo chamou a planta de a “rainha do Brasil”.

Originária da América do Sul, de fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros. Ela está entre os oito primeiros produtos agrícolas do país em termos de área cultivada e é o sexto em valor de produção.

Mas não é somente a mandioca que está com o preço em conta essa semana (25/8). Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) quais são esses outros produtos no Dicas da Semana.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: