10/8/202108:03:14
A manga Tommy Atkins é uma variedade surgida no estado americano da Flórida, tendo inicialmente ficado popular por lá em substituição à variedade Haden, ainda na década de 1950. Sua maior característica é a casca laranja amarelada combinada a um vermelho-púrpura intenso.
Comparada a outras variedades, a Tommy Atkins tem teor de fibras médio e, como todas as mangas, é rica em água, carboidratos, minerais, taninos e vitaminas, além de antioxidantes. A fruta, originária da Ásia Meridional e principalmente Índia, que é seu maior produtor mundial, com quase quatro vezes em comparação à vice-líder China. É cultivada no Brasil desde o século XVI, quando chegou por intermédio dos portugueses.
A maior parte do cultivo comercial de manga no Brasil é realizado nas regiões Sudeste e Nordeste, com os polos irrigados nordestinos sendo responsáveis pela maior parte das exportações. Não é surpresa que, das 32.673 toneladas que deram entrada na CEAGESP em 2020, tenhamos primeiro e segundo lugares lembrando uma conhecida canção de Luiz Gonzaga: Juazeiro (BA) liderou as entregas, com 13.342 toneladas, com a vice-líder Petrolina (PE) sendo responsável por 6.005. Livramento do Brumado (BA) entregou outras 1.436 toneladas e empatou com Vista Alegre do Alto (SP) em peso total. Caraíbas (BA) entregou 1.044 toneladas, enquanto Jardinópolis (SP) fez o sexto lugar, com 987.
Os meses mais fortes são de agosto a janeiro. O preço cotado em 9 de agosto de 2021 no atacado do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) foi de R$ 2,32/kg.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de manga Tommy Atkins no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!