10/10/202410:10:54
O produto destaque da semana no atacado da CEAGESP é a manga Tommy, que foi cotado pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) na segunda-feira, 07/10, a R$ 2,66/kg, contra os R$ 4,70/kg registrados na mesma época do ano passado. Isso significa uma redução média anual de 43,4% e mensal de 29,1%, segundo.
Ela pertence à família Anacardiaceae e originou-se na década de 1920 no estado americano da Flórida, derivando da variedade Haden. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de manga, sendo a região do Vale do São Francisco, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), com maior volume de produção, e trata-se da variedade mais cultivada no Brasil e exportada para países como Holanda, Espanha Portugal e Reino Unido.
A manga tommy tem formato oblongo oval, casca espessa de coloração laranja-amarelada coberta com vermelho-púrpuro intensa e polpa firme, carnosa, suculenta de coloração laranja-amarela, com teor médio de fibra, sabor e aroma característicos e apreciados. possui diversos benefícios, tendo elevados valores nutricional e comercial: é rica em vitaminas A, complexo B e C, polifenóis, carotenoides e fósforo. A forma mais comum de consumo é in natura, mas pode virar suco integral, polpa congelada, sorvete, doces e produtos lácteos, entre outros.
Em 2023, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) registrou a entrada de 33.888 toneladas dessa variedade, com pouco mais da metade (55%) vindo do estado da Bahia, seguido por Pernambuco, com 25,5%; São Paulo, com 17,6%; e Minas Gerais, com 1,9%. Essa porcentagem se reflete no ranking dos municípios com mais entradas (toneladas):
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de manga Tommy no Guia CEAGESP (clique aqui).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!