Siga:

30/6/202306:12:38

MDA retoma Plano Safra da Agricultura Familiar


O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ao qual a CEAGESP é vinculada, anunciou nesta semana a retomada do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024. Acompanhado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento de lançamento do Plano Safra, o ministro Paulo Teixeira destacou a importância do incentivo para os agricultores familiares. Serão destinados R$ 71,6 bilhões ao crédito rural, através do Pronaf. É o maior volume da série histórica e 34% superior ao anunciado para a safra passada.

Um dos grandes desafios do Plano Safra 2023/2024 será aumentar a participação da agricultura familiar na produção de alimentos. Ao longo da solenidade de lançamento foi mencionado que a agricultura familiar não compete com a agricultura empresarial. “São complementares e nunca houve contradição entre agricultura familiar e agricultura empresarial. A agricultura empresarial tem alta produtividade que beneficia o Brasil e o mundo. Mas a agricultura familiar tem muitas questões específicas que requerem um tratamento especial”, destacou Paulo Teixeira.

Além do crédito rural mais barato, com juros reduzidos de 5% para 4%, outras ações anunciadas pelo Governo Federal — como compras públicas de alimentos, assistência técnica e extensão rural, Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais — visam beneficiar a agricultura familiar e, somados, chegam a R$ 77,7 bilhões em investimento.

Embora a produção de alimentos esteja mais diretamente relacionada ao abastecimento (e à CEAGESP), o Plano Safra da Agricultura Familiar também tem outros desafios: contribuir para a redução da inflação; aumentar a capacidade produtiva da agricultura familiar e suas organizações por meio do acesso a maquinários adequados; reverter o processo de desmatamento através de incentivos para uma produção mais sustentável; desconcentrar o crédito rural e promover maior equilíbrio entre as regiões; e, ainda, aumentar o acesso de mulheres, jovens, PCTs (Povos e Comunidades Tradicionais) ao crédito rural.

Evento de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar

A cerimônia aconteceu em Brasília (DF), na última quarta-feira (28/06). A CEAGESP foi representada no evento pelo diretor técnico e operacional, José Lourenço Pechtoll. O lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 foi transmitido ao vivo através do canal do Governo Federal no YouTube e também pela TV Brasil — disponível para assistir aqui. Na matriz da CEAGESP, em São Paulo, funcionários e Diretoria da Companhia acompanharam a transmissão.

A atual gestão da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, alinhada ao MDA, pretende incentivar e promover oportunidades para que alimentos da agricultura familiar tenham maior entrada nos entrepostos da rede pública federal. São a agricultura familiar e a agricultura empresarial, juntas, que garantem fartura na mesa dos brasileiros.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: