23/8/201608:02:26
Para muitos, melancia é uma fruta que é mais associada ao verão, quando o seu frescor ajuda a combater o calor, principalmente pelas suas qualidades hidratantes, visto que mais de 90% dela é formada por água. Entretanto, a colheita nos campos acontece já a partir de agosto, mês cujas temperaturas ainda continuam baixas.
É aí que entra a importância de se consumir essa fruta também no inverno: muitas pessoas deixam de beber a quantidade ideal de líquidos nessa época do ano, o que em muitos casos pode causar até à desidratação pela falta de água no organismo. Opções de consumo é o que não faltam, como por exemplo uma farofa feita com a casca da melancia.
Ao consumir melancia, estamos trazendo para dentro no nosso corpo não somente água, mas também importantes sais minerais e vitaminas que auxiliam no combate de doenças renais, doenças ligadas à pressão arterial, problemas coronários e até mesmo agentes que auxiliam na melhor circulação do sangue. Por isso, é até apontado como um agente natural contra impotência sexual.
Na hora de comprar melancia, escolhe as que tem a parte amarelada do fundo (a que esteve em contato com o solo) mais larga, pois isto indica que ela é mais doce. Verifique ainda o talo: se estiver seco, é porque foi colhida há mais tempo que um cabo mais verde. Outra dica é escolher a fruta com mais ranhuras escuras, pois isto é outro indicativo de doçura.
A fruta tem oferta o ano todo, com concentração maior entre os meses de agosto a março. Em 2015, deram entrada na CEAGESP cerca de 101,9 mil toneladas de melancia, provenientes de Uruana (GO), Lagoa da Confusão e Cristalândia (ambas em Tocantins), Encruzilhada do Sul (RS) e as cidades paulistas de Itápolis e Oscar Bressane. No dia 22/8, o produto estava sendo comercializado a R# 1,39/kg (preço médio de atacado).
Mas não é só a melancia que está com o preço mais em conta esta semana. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!